Conscientizar para assegurar um ambiente mais saudável e respeitoso para todos.

A responsabilidade de uma instituição não está somente em cumprir suas metas e alcanças os resultados desejados, mas sim contribuir para o bem-estar de seus empregados. É nessa perspectiva que a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) tem oferecido aos seus colaboradores capacitação constante nas diversas áreas de convivência, humanização e atendimento ao público.

Na quarta-feira (13) a Gerência de Desenvolvimento Pessoal da Emater-RO ofereceu aos empregados do Centro Gerencial e do escritório Regional de Porto Velho uma palestra com o tema: “Ambientes de trabalho seguros e saudáveis, livres de violência e de assédio.”. A palestra foi ministrada pela procuradora do trabalho do Ministério Público do Trabalho RO/AC, Camilla Holanda Mendes.

Prevenir o assédio e a violência no trabalho é fundamental para a saúde do trabalhador.

Conscientizar acerca da importância da prevenção e combate à violência e aos diversos tipos de assédio no trabalho é uma forma de assegurar um ambiente mais seguro, saudável e respeitoso para todos que integram a equipe desse ambiente e até mesmo para o público beneficiário. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) tem atuado efetivamente nessa questão enfatizando, em seu último relatório, o quão fundamental é implantar medida de segurança e saúde “para construir com uma abordagem inclusiva, integrada e sensível ao gênero para prevenir e eliminar a violência e o assédio no mundo do trabalho.”.

Para o governador Marcos Rocha, o ambiente de trabalho é um espaço que deve promover o bem-estar e trazer dignidade para as pessoas, por isso, “combater todas as formas de assédio e prevenir a violência no trabalho é fundamental, não só para a boa convivência, mas para a saúde do trabalhador”, disse o governador.

Durante a palestra, a promotora explicou as diversas ramificações da violência e do assédio que nem sempre são compreendidas como tal, mas que é preciso alinhar o conceito, para que todos possam ter discernimento de suas ações e saber quando estão ultrapassando os limites da boa convivência. Para o diretor-presidente da Emater-RO, Luciano Brandão, “essas orientações são muito importantes não somente para esclarecer, mas também para prevenir situações que possam gerar a violência e o assédio, garantindo assim, mais segurança no ambiente de trabalho”.

Wania Ressutti
Fotos: Irene Mendes
Repórter fotográfica – MTE-368/RO

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2024/03/20240315-03mar2024-13-palestra-violencia-no-trabalho_irene-mendes-131-1024x640.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2024/03/20240315-03mar2024-13-palestra-violencia-no-trabalho_irene-mendes-131-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciasassédio,extensão rural,palestra,trabalho,violênciaConscientizar para assegurar um ambiente mais saudável e respeitoso para todos. A responsabilidade de uma instituição não está somente em cumprir suas metas e alcanças os resultados desejados, mas sim contribuir para o bem-estar de seus empregados. É nessa perspectiva que a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural...