Durante a 65ª AGO serão realizados encontros técnicos e discussões sobre assistência técnica e extensão rural.

Representantes das entidades dos 27 estados e do Distrito Federal das entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) estarão reunidos, no período de 18 a 22 de março, em Rondônia, para realização da Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Associação Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural, Pesquisa Agropecuária e Regularização Fundiária (Asbraer). Na oportunidade, os participantes conhecerão os projetos desenvolvidos pela Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) e os casos de sucesso que vêm ganhando notoriedade no país.

A Assembleia Geral Ordinária da Asbraer é realizada anualmente e, nos últimos anos tem prestigiado cada vez um estado de uma associada. Neste ano, a 65ª edição da AGO será realizada no município de Cacoal, cerca de 480 quilômetros distante da capital Porto Velho. “Optamos pela realização da assembleia no interior do estado, para que os participantes possam ficar mais perto dos nossos assistidos e tenham oportunidade de visitar as propriedades trabalhadas pela Emater Rondônia e que têm se destacado, como o café dos Bento e o café dos índios”, explica o diretor-presidente da Emater-RO, Luciano Brandão, que hoje também é vice-presidente nacional de assistência técnica e regularização fundiária da Asbraer.

Os participantes serão recebidos na segunda-feira (18), no Cacoal Selva Park, onde será realizado todo o evento e já, no período da tarde, estarão realizando uma visita na propriedade “selva café”. A noite será realizada a abertura oficial com a presença de todos os dirigentes das entidades de Ater, autoridades e convidados.

A propriedade dos Bento. que produz café especial com técnicas sustentáveis, será uma das unidades visitadas.

ENCONTROS TÉCNICOS
Antes de abrir as discussões, os presidentes das 28 unidades de assistência técnica e extensão rural visitarão algumas propriedades que vem sendo trabalhada pela Emater-RO. Segundo Brandão, serão realizados encontros técnicos no território indígena Sete de Setembro, onde estão sendo produzidos castanha e café, e desenvolvido o turismo rural; e no Café Dom Bento, de propriedade da família Bento, que produz café especial com técnicas sustentáveis.

Na parte da tarde está prevista uma visita à propriedade João da Luz, cujo produtor de café especial tem sido premiado pela qualidade do seu produto; e, ainda haverá visita em uma propriedade referencial do Projeto CONSULTEC, onde os participantes poderão ver in loco os resultados do projeto que está transformando a pecuária leiteira da agricultura familiar, além das propriedades de café e fruticultura entre outras. Após as visitas todos retornarão ao local reservado para a realização da 65ª Assembleia Geral Ordinária da Asbraer.

Para o governador Marcos Rocha, é uma honra receber os representantes das entidades de assistência técnica e extensão rural de todo o Brasil no estado, pois é uma grande oportunidade para se aprender com as experiências deles e mostrar o que Rondônia faz pelo desenvolvimento da agricultura local. “A Emater tem sido muito importante para o desenvolvimento da agricultura familiar rondoniense e os resultados têm se mostrado muito satisfatórios, com nossos produtores mostrando a excelência de nossa produção no Brasil e em outros países.”.

No território indígena estão sendo produzidos castanha, café, e desenvolvido o turismo rural.

DIÁLOGOS E DISCUSSÕES DE ATER
A realização da Assembleia Geral Ordinário anual é a oportunidade para se discutir uma assistência técnica de qualidade com base nas necessidades de cada região, fortalecendo as instituições de Ater pública, pesquisa e regularização fundiária nas articulações com governos e organizações internacionais, e no diálogo com todos os atores políticos.

As discussões serão iniciadas no dia 20, com a reunião das Câmaras Técnicas de Pesquisa Agropecuária, Ater e Regularização Fundiária. Na sequência será aberto diálogo entre associadas e construção dos Planos de Trabalho para Pesquisa Agropecuária, Ater e Regularização Fundiária e irão até dia 22.

Na parte da tarde será realizado diálogo e levantamento dos cenários atuais de comunicação de cada associada. Nessa oportunidade, Luciano Brandão fará, junto com a empresa Sigma, uma apresentação do sistema de Tecnologia da Informação (TI) e de compilação de dados da Asbraer.

Nos dias subsequentes serão abertas as discussões e propostas a diversos projetos para a agricultura familiar, regularização fundiária entre outros. Por fim, serão apresentados o parecer do Conselho Fiscal da Asbraer referente ao ano de 2023, a proposta Missão Técnica Asbraer Brasil-Canadá encerrando-se as atividades com diálogo entre associadas e encaminhamentos da Assembleia.

Wania Ressutti
Jornalista – MTE-1744/RO
Fotos: Irene Mendes, Robson Paiva, Asbraer
EMATER-RO

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2024/03/20240318-63-ago-asbraer.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2024/03/20240318-63-ago-asbraer-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciasagricultura familiar,asbraer,assembleia geral,extensão ruralDurante a 65ª AGO serão realizados encontros técnicos e discussões sobre assistência técnica e extensão rural. Representantes das entidades dos 27 estados e do Distrito Federal das entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) estarão reunidos, no período de 18 a 22 de março, em Rondônia, para realização da...