Extensionista Sociais da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) da região cone sul do estado reuniram-se no último dia 29 de fevereiro, para debater ações de assistência e desenvolvimento voltadas para a família rural. O objetivo foi melhorar o nível de informação acerca das ações desenvolvidas na área social junto aos agricultores e seus familiares para que haja efetiva melhoria da qualidade de vida dessas famílias.

Participaram do evento extensionistas dos sete escritórios que compõem o escritório regional de Vilhena que apresentaram as ações realizadas ao longo do ano de 2023 e as perspectivas para desenvolvimento social a serem desencadeadas nas atividades de assistência técnica e extensão rural (Ater) deste ano.

Na oportunidade foram discutidas as problemáticas voltadas à mulher e a necessidade de conscientização da população feminina sobre seus direitos. As discussões também seguiram em torno da saúde da mulher e da realização de campanhas que alertem e estimulem a prevenção de doenças.

A extensionista social Enoelma Nunes relata que essas campanhas visam levar informação e estimular a prevenção contra o câncer, além de alertar as mulheres para os principais sinais e sintomas para que elas possam buscar ajuda médica. “O mês de março também é referência para os cuidados com o câncer de colo uterino e do colorretal, sendo marcado pelas cores lilás e azul marinho como sinal de alerta às campanhas de conscientização e prevenção, explica Enoelma.

Além dos cuidados com a saúde da mulher, as extensionistas sociais avaliaram os assuntos debatidos durante o Encontro Estadual de Extensionistas realizado em novembro do ano passado e que reuniu extensionistas da Emater-RO de todo o estado, como forma de melhorar o desenvolvimento das ações estabelecidas para 2024, entre os quais: as organizações sociais rurais (OSRs), os programa de governo a exemplo do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) municipal, estadual e federal, Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), feiras livres e mercados com incentivo à comercialização da produção e campanhas sazonais a serem desenvolvidas no decorrer do ano.

Fotos: Enoelma Nunes

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2024/03/20240301-02fev2024-encontro-reg-extens-sociais-cone-sul_enoelma-1-1024x640.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2024/03/20240301-02fev2024-encontro-reg-extens-sociais-cone-sul_enoelma-1-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesGaleria de FotosExtensionista Sociais da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) da região cone sul do estado reuniram-se no último dia 29 de fevereiro, para debater ações de assistência e desenvolvimento voltadas para a família rural. O objetivo foi melhorar o nível de informação acerca das ações desenvolvidas...