A Emater-RO aderiu 100% ao Programa Rondoniense de Integridade.

Dando continuidade aos passos de adequação da gestão para o modelo de administração pública moderna instituído pelo governo estadual, a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) reuniu seu servidores para compartilhar as ações e a importância do Programa Rondoniense de Integridade (Proin). A autarquia aderiu a cem por cento do programa e hoje passa para o terceiro estágio que, junto a seu corpo técnico, trabalhará na gestão de risco de integridade.

O Proin é um programa do governo estadual que prevê um conjunto de procedimentos e ações no intuito de trazer uma resposta estratégica e sustentável à corrupção, deslocando o foco das políticas de integridade para uma abordagem mais efetiva na busca pela mudança comportamental e no cultivo de uma cultura de integridade. “São ações que irão detectar e tratar quaisquer atos de corrupção dentro da administração pública, além de outros desvios, como por exemplo, a falta de conduta ética dentro da administração,”, explica Luciano Brandão, diretor-presidente da Emater-RO.

Mudança comportamental e cultura de integridade.

A adesão da Emater-RO ao Proin representa um grande avanço para a autarquia que tem buscado seu aperfeiçoamento e excelência na forma de administrar, contando, para isso, com o apoio da Controladoria Geral do Estado (CGE) no desenvolvimento de cada etapa do programa. A Emater-RO já passou pelas fases de adesão e designação e pelo levantamento do cenário atual, agora passa para a terceira fase, a de gestão de riscos de integridade, onde serão priorizados os riscos identificados e as medidas de tratamento a serem aplicadas a fim de mitigar e/ou controlar esses riscos levantados.

Para o governador Marcos Rocha, que tem primado pelo compromisso de uma gestão sem corrupção, é importante que todos fiquem atentos para que se possa criar medidas de prevenção de atos irregulares e coibir ações que resultem em fraude ou corrupção. “o engajamento de todos os cidadãos nessa empreitada é muito importante para que possamos fortalecer uma administração integra, ética e transparente”, enfatiza o governador.

A adesão ao Programa Rondoniense de Integridade e as ações que já estão sendo desencadeadas pela Emater-RO na prevenção à corrupção e manutenção da imagem institucional positiva conquistada pela autarquia ao longo desses quase 53 anos, foram repassadas a seus servidores nesta terça-feira (27), em palestra promovida pela equipe da CGE. “Nós temos certeza que nossos colaboradores terão muito o que contribuir para que possamos atingir a nossa meta de conduzir nosso trabalho de forma satisfativa para a sociedade” finaliza Brandão.

Texto: Wania Ressutti
Jornalista – MTE-1744/RO
Fotos: Irene Mendes
Repórter fotográfica – MTE-368/RO
EMATER-RO

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2024/02/20240228-02fev2024-27-palestra-proin-prog-integracao_irene-mendes_003-1024x640.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2024/02/20240228-02fev2024-27-palestra-proin-prog-integracao_irene-mendes_003-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciascapacitação,extensão rural,Programa de integridade,ProinA Emater-RO aderiu 100% ao Programa Rondoniense de Integridade. Dando continuidade aos passos de adequação da gestão para o modelo de administração pública moderna instituído pelo governo estadual, a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) reuniu seu servidores para compartilhar as ações e a importância do Programa...