A cooperação técnica entre a Emater-RO e a Emater-AC já vem de longa data e tem oportunizado troca de conhecimento e informações entre as entidades coirmãs

Na manhã desta segunda-feira (19), o presidente da Emater-RO, Luciano Brandão, recebeu o presidente da Emater-Acre, Rynaldo Lúcio dos Santos, para uma visita técnica ao órgão de assistência técnica e extensão rural rondoniense. Acompanhado de parte de sua diretoria, o presidente acriano veio consolidar uma parceria firmada ao longo dos últimos anos e discutir a dinamização dos serviços de Ater, por meio do sistema de gerenciamento adotado pela Emater-RO, que permite a interatividade de informações em tempo real.

O Sistema de Gerenciamento de Ater (Sigater), tem sido muito importante para agilizar o abastecimento de informações, tornando-se uma ferramenta de grande relevância na compilação das atividades desenvolvidas no campo e para o levantamento de resultados no intuito de aprimorar os trabalhos de sistematização das ações de políticas públicas voltadas para a agricultura familiar. “Nos últimos anos, nós temos aprimorado o sistema e hoje é possível ter a localização da propriedade via georreferenciamento e o perfil produtivo do produtor, visualizando tudo na palma da mão”, diz Brandão.

Além da Emater-AC, instituições de Ater de outros estados também tem se interessado em conhecer o Sigater de Rondônia

A cooperação técnica entre a Emater-RO e a Emater-AC já vem de longa data e tem oportunizado troca de conhecimento e informações entre as entidades coirmãs. “Essa não é a nossa primeira visita, já estivemos aqui, conhecendo esse sistema e hoje retornamos para levar mais conhecimento e aprimorar as nossas ações”, diz o presidente da Emater-AC.

A implantação de novas tecnologias nos serviços de assistência técnica e extensão rural tem sido uma marca no governo de Rondônia que trouxe como proposta uma nova visão de Ater para o estado. “Essa nova visão visa dinamizar as ações do campo ao mesmo tempo que oferece aos técnicos da Emater condições para melhor assistir às famílias rurais de forma moderna e tecnificada”, explica o governador Marcos Rocha.

Além da Emater-AC, instituições de assistência técnica e extensão rural de outros estados também tem se interessado em conhecer o sistema de gerenciamento de Ater de Rondônia, a exemplo das instituições do Amazonas, Pará, Tocantins, Mato Grosso, Roraima, Minas Gerais, Alagoas e Rio Grande do Sul. Essa interação conta com o apoio da Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural, Pesquisa Agropecuária e Regularização Fundiária (Asbraer) de levar a tecnologia implantada em Rondônia pra fortalecimento das instituições de ater de todo o país.

Texto: Wania Ressutti
Jornalista – MTE-1744/RO
Fotos: Irene Mendes
Repórter fotográfica – MTE-368/RO
EMATER-RO

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2024/02/20240220-02fev2024-19-visita-da-emater-ac_robson-paiva-6-1024x640.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2024/02/20240220-02fev2024-19-visita-da-emater-ac_robson-paiva-6-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciasagricultura familiar,assistê ncia técnica,extensão rural,tecnologiaA cooperação técnica entre a Emater-RO e a Emater-AC já vem de longa data e tem oportunizado troca de conhecimento e informações entre as entidades coirmãs Na manhã desta segunda-feira (19), o presidente da Emater-RO, Luciano Brandão, recebeu o presidente da Emater-Acre, Rynaldo Lúcio dos Santos, para uma visita técnica...