Os produtores Rurais e profissionais técnicos têm a oportunidade de participar de um treinamento técnico qualificado e abrangente na produção de silagem, oferecida pelo governo de Rondônia, através da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater-RO), em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura da prefeitura de Pimenteiras e participação especial do Instituto Federal ( Ifro de Colorado).

O curso oferecido tem orientação do professor Rafael Reis do Ifro de colorado, e contem informações técnicas que ajudam produtores e técnicos, desde a escolha da semente, definindo a variedade ou o hibrido de milho que melhor atende a necessidade da propriedade rural e o tipo de criação. Muito embora a ênfase seja na produção de alimentos para o rebanho leiteiro, os participantes aprendem todas as técnicas da silagem, do plantio ao fechamento da lona, que são aplicáveis à produção e estocagem de alimentos para todos os tipos de ruminantes.

A primeira capacitação deste ano em Pimenteiras, foi realizada neste mês de fevereiro na propriedade do agricultor Cloves Jose dos Santos filho, situada na linha sete, onde foram demonstradas diversas técnicas e práticas para melhorar o rendimento e a qualidade da silagem de milho, que pode sofrer muitas percas no processo de produção, principalmente durante a colheita e estocagem da massa verde. Detalhes, como ponto ideal de colheita, compactação, inoculação e fechamento da lona, podem determinar o sucesso ou prejuízos na produção da silagem, dizem os técnicos da Emater-RO.

uso de silagem na alimentação do rebanho leiteiro evita perca de peso e de produção no período seco,

Os produtores interessados na capacitação podem procurar o escritório local da Emater-RO, que irá atender os agropecuaristas seguindo a programação estabelecida e as demandas apresentadas pelos produtores, conforme é a orientação do Governador marcos Rocha, e repetida pelo secretário de estado da agricultura e pelo presidente da Emater-RO, Luciano Brandão.

Mesmo produtores que já fazem silagem podem participar dos cursos para aprimoramento das técnicas, inclusive regulagem de máqaquinas e equipamentos, amolação das facas da ensiladeira, e todas as técnicas, do preparo do solo ao fornecimento da forragem aos animais. Esta é uma oportunidade que permanece aberta aos produtores de leite de Pimenteiras, que ainda podem receber gratuitamente da prefeitura do município serviços de mecanização para produção do milho ou capim, e da silagem, diz o gerente da Emater-RO em Pimenteiras, Andrew Vinicius Raniere Antunes.

Texto: Enoque de Oliveira
fotos: Andrew Vinicius Antunes

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2024/02/20240220-curso-de-silagem-pimenteiras-1024x768.jpeghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2024/02/20240220-curso-de-silagem-pimenteiras-150x150.jpegAssessoria de Comunicação EMATERAgriculturaDestaquesNotíciasUltimas notíciasOs produtores Rurais e profissionais técnicos têm a oportunidade de participar de um treinamento técnico qualificado e abrangente na produção de silagem, oferecida pelo governo de Rondônia, através da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater-RO), em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura da...