Para atender os 1.066 produtores rurais já cadastrados no programa de Aquisição de Alimentos (PAA), nos 52 municípios rondonienses, o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate a Fome (MDS) liberou por meio de convenio com a Secretaria de Estado da Agricultura ( Seagri) R$2.831,539,46, para compra de produtos do agricultor familiar. Mas, ainda durante a solenidade de abertura das compras de 2024 o diretor presidente da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural ( Emater-RO) Luciano Brandão anunciou a aprovação de mais R$3,5 milhões para dar continuidade e impulsionar o Programa inclusive com a abertura de cadastramento para novos fornecedores.

Os agricultores familiares e entidades socioassistenciais interessados em participar do PAA já podem se cadastrar nos escritórios locais da Emater-RO e prefeituras de seus municípios, as inscrições estão abertas até o dia dois de fevereiro, para os novos fornecedores cadastrados as vendas começam no inicio do segundo semestre deste ano, anunciou Brandão.

Os produtores rurais aptos a participarem dos programas tiveram os valores do PAA definidos em consonância com as demandas apresentadas por cada município. Agora, os produtores rurais e entidades representativas que tiverem interesse em participar do programa devem procurar realizar o cadastro junto aos escritórios locais da Emater-RO nos municípios e/ou nas secretarias de agricultura dos municípios para serem contemplados no segundo semestre do corrente ano”, orientou Brandão.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha tem afirmado que a agricultura familiar é um importante aliado no fortalecimento da economia do Estado, especialmente por comercializar a maioria dos produtos hortifrutigranjeiros consumidos pela população rondoniense, é por tanto uma ótima fonte de fonte de renda que garante a subsistência das famílias rurais e a produção de alimentos frescos e de qualidade.

Produtores poderão se cadastrar nos escritórios da Emater/RO ou secretarias municipais de agricultura

Para se cadastrar o produtor rural deve apresentar juntamente com os documentos pessoais o CAF (Cadastro Nacional do Agricultor) ou a DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf), a Seagri incentiva a participação dos produtores como forma de melhorar a renda das famílias, “Temos realizado um trabalho em consonância com as orientações do governador Marcos Rocha, cujo objetivo é fortalecer o produtor rural para que possa comercializar toda sua produção , a SEAGRI, vem incentivando a agricultura familiar como forma de aumentar a renda das famílias”, disse Luiz Paulo secretário de estado da agricultura.

Texto: Raine Andrade e Enoque de Oliveira
Fotos: Irene Mendes

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2024/02/20240201-foto-hortalica-paa-2024-irene-mendes.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2024/02/20240201-foto-hortalica-paa-2024-irene-mendes-150x150.jpgAssessoria de Comunicação EMATERAgriculturaDestaquesNotíciasUltimas notíciasagricultura familiar,extensão ruralSão públicos prioritários ao PAA: Mulheres agricultoras, quilombolas, ribeirinhos e assentados da reforma agrária produtores de alimentos Para atender os 1.066 produtores rurais já cadastrados no programa de Aquisição de Alimentos (PAA), nos 52 municípios rondonienses, o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate a Fome (MDS) liberou por meio...