Calcário é insumo fundamental no preparo do solo para a produção agrícola

Agricultores familiares, produtores de hortaliças e frutas da área periurbana da capital receberam do governo de Rondônia 160 toneladas de calcário ensacado como forma de estimular a produção de frutas e hortaliças no entorno de Porto Velho. Os beneficiários são agricultores assentados em micro lotes rurais do setor chacareiro da capital e o calcário recebido será utilizado para correção deda acidez do solo e, com isso, trazer diversos outros impactos positivos para o cultivo.

Agricultores destacaram importância do calcário entregue

Estes agricultores sempre tiveram dificuldades para adquirir os insumos necessários ao preparo do solo e nutrição das plantas, principalmente a compra do calcário. Mesmo quando o produto é subsidiado por programas oficiais, como o “Mais Calcário”, produtores de hortaliças em pequenas áreas não conseguem comprar o produto a granel, porque este é vendido somente em grande volume.

Embora haja auxílio do governo estadual, que oferece gratuitamente o frete das carretas, a distribuição em pequenas quantidades de calcário torna-se inviável. Para solucionar esse problema o governo de Rondônia, por meio da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO), adquiriu calcário ensacado visando atender especificamente os pequenos e micro agricultores.

O tipo de calcário doado aos produtores de Porto Velho é do tipo filler, que possui granulometria menor do que o convencional, qualidade esta que define o Poder Relativo de Neutralização Total (PRNT). O do calcário adquirido pela Emater-RO e entregue aos produtores “possui PRNT acima de 90% e pode ser aplicado diretamente no plantio, porque este tipo de calcário possui reação imediata no solo, enquanto o produto convencional precisa ser aplicado 60 dias antes do plantio por causa de sua reação muito lenta” explicou Luciano Brandão, presidente da Emater-RO.

Cada associação recebeu em média 250 sacos de calcário

Para facilitar o trabalho o calcário é entregue na sede das associações de produtores rurais, que o distribui entre os associados. Cada entidade recebeu em média 250 sacos de calcário, equivalente a 26,6 toneladas, algumas associações maiores receberam um pouco mais pela quantidade de associados e o tipo de cultivo, como foi o caso da Associação dos Produtores Rurais e Extrativistas da Linha C-01 da Gleba Cuniã (Aspronia), que recebeu 360 sacos, mas limitou a entrega para, no máximo, 10 sacos por produtor.

Foram muitas as manifestações emocionadas de agradecimento ao governador Marcos Rocha, pelo calcário disponibilizado, e pelo cuidado com a agricultura familiar que, segundo o presidente da Aspronia “é o primeiro governador a se preocupar com o pequeno e atender a necessidade do agricultor com calcário ensacado”. Os produtores também agradeceram ao deputado Alan Queiroz autor da emenda parlamentar que viabilizou os recursos para a compra do calcário.

Texto e foto: Enoque de Oliveira
Emater-RO

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/12/20231215-calcario-para-setor-chacareiro-3-1.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/12/20231215-calcario-para-setor-chacareiro-3-1-150x150.jpgAssessoria de Comunicação EMATERDestaquesNotíciasUltimas notíciasagricultura familiar,assistência técnica,calcário,Emater-RO,extensão ruralCalcário é insumo fundamental no preparo do solo para a produção agrícola Agricultores familiares, produtores de hortaliças e frutas da área periurbana da capital receberam do governo de Rondônia 160 toneladas de calcário ensacado como forma de estimular a produção de frutas e hortaliças no entorno de Porto Velho. Os...