Os serviços de assistência técnica e extensão rural tem sido fundamental para o desenvolvimento da agricultura de Rondônia.

O ano de 2023 foi um ano de grandes conquistas para o estado de Rondônia no cenário nacional e grande parte delas se deve às ações de assistência técnica e extensão rural. As atividades voltadas para a produção com excelência e qualidade levaram produtores a conquistarem grandes títulos, concorrendo em produção e produtividade com os melhores produtores do país. Hoje, Rondônia e nacionalmente reconhecida pela potencialidade agroeconômica e desponta no cenário internacional com prêmios que comprovam a qualidade e excelência de seus produtos.

Os serviços de assistência técnica e extensão rural (Ater), que este ano completa 75 anos de atividade no Brasil, tem sido fundamental para o desenvolvimento da agricultura brasileira que vem registrando um grande crescimento nas últimas décadas, com reflexo positivo na agricultura familiar rondoniense. Prova disso é o forte investimento que o governo estadual vem fazendo nesse segmento por meio de ações que passam pelo pelo fomento da Secretaria de Estado da Agricultura, e pela assistência técnica direta à família rural, prestada pela Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO).

A potencialidade de Rondônia, com destaque para a produção de café, cacau e peixe, vem trazendo visibilidade para o setor produtivo rondoniense. E é através desse segmento, que busca levar inovação e sustentabilidade para o campo, que o estado vem ganhando reconhecimento e projeção nacional, e vendo seus produtores se destacarem entre os melhores do país.

CAFÉ MATAS DE RONDÔNIA

O café foi o primeiro selo de indicação geográfica (IG)

O Concurso de Qualidade e Produtividade do Café (Concafé) foi o primeiro passo para resgatar a lavoura cafeeira que vinha passando por uma baixa produtividade, e a falta de ânimo era grande entre os cafeicultores. O Concafé trouxe um estímulo que foi além das expectativas, levando produtores a conquistarem títulos nacionais de melhor café da espécie canéfora e revelando o forte potencial do estado para a cafeicultura.

Com isso, Rondônia que já vinha ganhando destaque no cenário nacional com o desenvolvimento do café robusta amazônico, recebeu o primeiro selo de indicação geográfica (IG) concedido pelo Instituto Nacional de Pesquisa Industrial (INPI), órgão responsável pelo aperfeiçoamento, disseminação e gestão do sistema brasileiro de concessão e garantia de direitos de propriedade intelectual para a indústria.

O IG Matas de Rondônia foi muito importante para que os cafeicultores rondonienses buscassem cada vez mais um café de qualidade produzido com sustentabilidade e agregasse valor ao produto. Hoje, o café de Rondônia está em alta e sendo vendido para várias partes do país.

CACAU EM AMÊNDOAS

O cacau rondoniense está entre os quatro principais produtores do país

A cacauicultura é outra produção que vem recebendo assistência técnica da Emater-RO e se revelou de grande destaque no ano de 2023. Só neste ano, o cacau de Rondônia foi premiado nacionalmente em duas categorias: varietal e mistura.

Assim como o café, o cacau recebeu incentivo do governo do Estado por meio do programa “Plante Mais” de distribuição de mudas de qualidade e resgatou a cultura que estava adormecida. Em pouco tempo, o cacau rondoniense retomou seu lugar ficando entre os quatro principais produtores do país que são: Pará, Bahia, Rondônia e Espírito Santo.

Em novembro deste ano de 2023, o cacau de Rondônia alcançou mais uma conquista ao receber a certificação de indicação geográficas conferido aos produtores característicos do seu local de origem, com um detalhe: o registro abrange os 52 municípios de Rondônia elevando o estado a referência na cultura do cacau em amêndoas.

TAMBAQUI VALE DO JAMARI

Rondônia é um dos maiores produtores de peixes nativos do Brasil

A piscicultura no estado de Rondônia ganhou força com a implantação do programa “Peixe Saudável”, que levou incentivo à produção com atendimento particularizado ao piscicultor da agricultura familiar. A projeção nacional veio com o festival do tambaqui da Amazônia realizado em várias cidades brasileiras que, além de abrir o mercado para o peixe rondoniense, apresentou à iguaria ao mercado internacional, inclusive levando a costelinha de tambaqui à ser reconhecida como o melhor novo produto de foodservice, nos Estados Unidos.

Rondônia é um dos maiores produtores de peixes nativos do Brasil que vem se expandindo nas últimas décadas. Criado em tanques escavados ou construídos em córregos e igarapés, o tambaqui do Vale do Jamari possui atributos similares aos existentes em ambiente natural. Com isso, em 2023 o estado se consagrou com o reconhecimento da Indicação Geográfica na categoria indicação de procedência para a produção de tambaqui na região do Vale do Jamari.

ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL
Além dessa conquistas, a Emater-RO tem voltado suas ações para o desenvolvimento da agricultura familiar. As ações de Ater prestadas a essas famílias tem proporcionado uma evolução tecnológica, com ferramentas mais eficientes e elevando os serviços a um novo patamar de soluções digitais. “Toda essa estruturação e apoio que o governo estadual vem dando à Emater tem fortalecido nossas ações junto às famílias rurais e a expectativa é que em 2024 possamos usufruir ainda mais essas conquistas estendendo-as a novas famílias”, diz o diretor presidente da Emater-RO, Luciano Brandão.

Para o governador Marcos Rocha, Rondônia vem apresentando uma evolução gradativa na produção de alimentos e isso tem representado um grande avanço tanto para a economia do estado como para a melhoria da renda familiar. “Estar no cenário nacional mostra que Rondônia está indo pelo caminho certo, e essa projeção tem sido um grande incentivo para os agricultores familiares e também para nós, que acreditamos na força do nosso estado”, disse o governador.

Para 2024, a expectativa é que os serviços de assistência técnica e extensão rural possam levar mais tecnologia para o campo, consolidando o desenvolvimento sustentável da agricultura que é o setor que mais cresce no país.

Texto: Wania Ressutti
Jornalista – MTE-1744/RO
Fotos: Ana Paula Rocha, Jéssica Ocampo, Robson Paiva, Irene Mendes
Repórter fotográfica – MTE-368/RO
EMATER-RO

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/12/20231207-acoes-de-ater_fotos_ana-paula-rocha-6-1024x640.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/12/20231207-acoes-de-ater_fotos_ana-paula-rocha-6-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciasagricultura familiar,assistência técnica,cafe,extensão rural,peixeOs serviços de assistência técnica e extensão rural tem sido fundamental para o desenvolvimento da agricultura de Rondônia. O ano de 2023 foi um ano de grandes conquistas para o estado de Rondônia no cenário nacional e grande parte delas se deve às ações de assistência técnica e extensão rural....