Técnicos levam informações e orientam aplicação individualizada em cada propriedade

Encerrando o exercício do ano 2023 a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater-RO) está capacitando 80 extensionistas que atuam na assistência a agricultores familiares, produtores de leite, participantes do projeto consultec. Projeto este que busca o fortalecimento da cadeia do leite nos 52 municípios do Estado.

O consultec é financiado pelo Governo de Rondônia através do fundo Proleite, Executado pela Emater-RO. O projeto visa ajudar os produtores a impulsionar a produção leiteira, com o aumento da produtividade e com a melhoria da qualidade do leite.

Durante cinco dias são ministradas palestras sobre exigências nutricionais das vacas, estratégias de arraçoamento, utilização de planilhas de dietas para vacas em lactação, avaliação de sistemas de pastejo irrigado e de sequeiro, bem como analise de questões decorrentes de fatores e elementos do clima, aplicadas à irrigação de pastagens. “Os técnicos irão levar estas informações para o campo repassando-as individualmente a cada produtor assistido, de modo a contribuir para o alcance das metas de produção”, diz o diretor presidente da Emater-RO, Luciano Brandão, enfatizando que a maioria das propriedades rurais tem potencial para mais que dobrar a produção no curto prazo, apenas com a adoção das tecnologias de manejo e nutrição do rebanho.

O Projeto Consultec capacita técnicos para atendimento especifico à cadeia do leite

O projeto faz parte da diretriz agrícola do governo do estado, em harmonia com a afirmação do governador que tem declarado “…vai permitir que nossos produtores, principalmente os pequenos, tenham assistência técnica e acesso às tecnologias necessárias e assim possam produzir mais e com qualidade”, diz o governador Marcos Rocha.

Rondônia possui o terceiro maior PIB (produto interno Bruto), da região norte, e o primeiro em produtos lácteos da região, ainda que mais de 90% dos produtores tenham um rebanho menor que 30 vacas. A atividade leiteira em sua totalidade está baseada na agricultura familiar, os produtores estão distribuídos em diversos estágios do desenvolvimento tecnológico, desde aqueles que lutam com condições mínimas para a subsistência até aqueles que já conseguiram acessar modernas tecnologias de produção e genética. Com todos eles a Emater-RO trabalha para oferecer novas informações para o desenvolvido econômico das famílias e sustentabilidade ambiental.

Texto: Enoque de Oliveira
Fotos: Robson Paiva

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/12/20231213-curso-consultec4-1024x682.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/12/20231213-curso-consultec4-150x150.jpgAssessoria de Comunicação EMATERDestaquesNotíciasUltimas notíciasagicultura familiar,capacitaçãoTécnicos levam informações e orientam aplicação individualizada em cada propriedade Encerrando o exercício do ano 2023 a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater-RO) está capacitando 80 extensionistas que atuam na assistência a agricultores familiares, produtores de leite, participantes do projeto consultec. Projeto este que busca...