A obra é essencial para se compreender a grandeza da extensão rural para o desenvolvimento do país.

Lançado na sede da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO), em Porto Velho, nesta segunda-feira (27), o livro “Extensão Rural no Brasil – 1948-2023: um olhar na história”, organizado pelo extensionista militante Marcos Inácio Fernandes, traz a trajetória de 75 anos dos serviços de extensão rural em solo brasileiro. O livro foi produzido pela Academia Brasileira de Extensão Rural (Aber) com apoio da Associação Brasileira das Entidade de Assistência Técnica e Extensão Rural, Pesquisa Agropecuária e Regularização Fundiária (Asbraer) no intuito de fortalecer e preservar os princípios e valores da extensão rural, por meio de reflexões dos extensionistas brasileiros que contribuíram para a implantação do serviço no país.

A Academia Brasileira de Extensão Rural foi fundada em 2006, pela Asbraer, com o objetivo de construir e socializar a história da extensão, preservando as experiências já vividas, resgatando a memória e criando um acervo de prospecção de futuro. “O objetivo é promover a importância da extensão rural no país”, explica o extensionista rural José Tarcísio Batista Mendes, que já foi secretário executivo da Emater-RO, secretário de Estado da Agricultura de Rondônia e hoje é um acadêmico da Aber.

O organizador do livro, professor Marcos Inácio Fernandes, trabalhou por 28 anos nos serviços de assistência técnica e extensão rural, tendo iniciado sua trajetória no estado do Acre, onde ocupou o cargo de Secretário de Estado da Extensão Agroflorestal, acumulando a presidência da Emater-AC. Para ele, o livro traz uma experiência rica, capaz de contribuir para uma nova visão na extensão rural e, parafraseando José Ortega y Gasset, diz que, “o passado não nos dirá o que devemos fazer, mas o que devemos evitar.”.

O livro reuniu personagens que marcaram história da extensão rural no Brasil.

O livro “Extensão rural no Brasil: um olhar na história” reuniu personagens que, ao longo desses 75 anos, marcaram história na construção e no desenvolvimento do país. “São reflexões que remetem à uma trajetória repleta de desafios, conquistas e transformações escritas por especialistas e estudiosos dedicados, todos com larga experiência”, ressalta o ex-presidente da Asbraer, Argileu Martins da Silva, no prefácio que escreveu para o livro.

O atual vice-presidente nacional de assistência técnica, extensão rural e regularização fundiária da Asbraer, Luciano Brandão, que também é diretor-presidente da Emater em Rondônia, diz que a obra é essencial para que novos extensionistas, estudiosos e profissionais possam compreender a grandeza do que foi e ainda é a extensão rural para o desenvolvimento da agricultura no país. “A extensão rural completa 75 anos no Brasil e nós, em Rondônia, já temos uma trajetória marcada por 52 anos de serviços no estado, temos muita história que também merece ser contada”, diz Brandão.

Para o governador Marcos Rocha, os serviços de extensão rural no estado têm sido muito importância para o fortalecimento da agricultura familiar. “A história da Emater em Rondônia traz o reflexo da experiência dos serviços de extensão rural que fizeram a agricultura crescer no país e com certeza, a experiência narrada servirá de fonte de inspiração e conhecimento para as novas gerações”, disse o governador.

Texto: Wania Ressutti
Jornalista – MTE-1744/RO
Fotos: Robson Paiva
Repórter fotográfico – MTE-1337/RO
EMATER-RO

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/11/20231127-11nov2023-27-lancamento-livro-75-anos-robson-paiva-46-1024x666.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/11/20231127-11nov2023-27-lancamento-livro-75-anos-robson-paiva-46-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciasagricultura,agricultura familiar,desenvolvimento,extensão ruralA obra é essencial para se compreender a grandeza da extensão rural para o desenvolvimento do país. Lançado na sede da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO), em Porto Velho, nesta segunda-feira (27), o livro “Extensão Rural no Brasil – 1948-2023: um olhar na história”, organizado pelo...