Cacau produzido em Rondônia é destaque nacional com a conquista de prêmio.

Produtores de cacau de Rondônia obtiveram o título de melhor cacau do Brasil, com a conquista do primeiro lugar do 5º Concurso Nacional de Cacau Especial – Sustentabilidade e Qualidade, nas categorias Varietal e Mistura (Blend). O evento teve a cerimônia de premiação realizada em Ilhéus, na Bahia, na sexta-feira (24), e tem o objetivo de incentivar a melhoria da qualidade e da sustentabilidade na produção de cacau no Brasil.

Os resultados foram destacados pelo governador de Rondônia, Marcos Rocha, enfatizando as ações que o Governo do Estado tem realizado para alavancar o setor produtivo. “O Governo tem investido em concursos de qualidade, a exemplo do Concacau, bem como com distribuição de mudas de qualidade, assistência técnica, transporte e distribuição de calcário para melhoria dos solos visando impulsionar cada vez mais a produção. O Estado parabeniza os produtores pela conquista deste grandioso prêmio no Concurso Nacional de Qualidade do Cacau Especial do Brasil, o que fortalece o setor cacaueiro de Rondônia”, disse.

Produtores de cacau de Rondônia são premiados como os melhores do Brasil.

O produtor Deoclides Pires da Silva, do município de Jaru, teve pelo segundo ano consecutivo a amêndoa do cacau escolhida como a melhor do Brasil na categoria Varietal. A conquista demonstra o constante trabalho e dedicação do produtor em busca da excelência na qualidade do produto. O produtor superou os desafios associados à característica do produto, denominada CCN51, desenvolvendo métodos de cultivo e processamento que ressaltam o aroma e sabor únicos da variedade.

O produtor Robson Tomaz de Castro Calandrelli, do município de Nova União, também foi destaque no concurso com a conquista do primeiro lugar na categoria Mistura (Blend). Essa classificação reforça a habilidade do produtor em criar uma mistura de diferentes variedades de cacau que resultou em uma amêndoa de excelente qualidade.

“Essa conquista valoriza não apenas nós produtores, mas também a região de Rondônia como um importante polo na produção de cacau de alta qualidade, estou muito feliz com esse título”, disse Robson.

Essas conquistas representam um importante avanço para os produtores de cacau de Rondônia.

QUALIDADE
O concurso contou com a participação de produtores de outros estados, como Pará, Bahia e Espírito Santo. O produtor Deoclides Pires da Silva, enfatiza que o resultado demonstra a diversidade e potencial de produção de cacau no Estado, consolidando Rondônia como um grande produtor de qualidade reconhecida no país. “Esses resultados positivos mostram que estamos no caminho certo, a evolução da produção de cacau em nosso Estado e o compromisso que nos produtores temos em elevar a qualidade das amêndoas nos deixam mais comprometidos em melhorar cada vez mais”, comentou Deoclides.

O secretário de Estado da Agricultura, Luiz Paulo explicou que o Governo de Rondônia tem investido no setor e fortalecendo a qualidade do produto. “Com essas ações, o Estado tem demonstrado seu comprometimento em oferecer condições mais favoráveis para o setor agrícola. Estamos orgulhosos por mais essa conquista para Rondônia. Parabenizo a todos que chegaram à final deste concurso e em especial aos produtores Deoclides e Robson”, comentou.

Essas conquistas representam um importante avanço para os produtores de cacau de Jaru e Nova União, que se destacam no cenário nacional. Além disso, colocam Rondônia como um polo produtor de cacau especial, evidenciando o potencial da região para se tornar uma referência na produção de cacau de qualidade e sustentável.

Texto: Jean Carla Costa
Fotos: Robson Paiva e arquivo pessoal Deoclides
Secom – Governo de Rondônia

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/11/20231127-1-concacau-fotos-frank-nery-25nov21-2-1024x666.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/11/20231127-1-concacau-fotos-frank-nery-25nov21-2-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciasagricultura familiar,cacau,concurso,extensão ruralCacau produzido em Rondônia é destaque nacional com a conquista de prêmio. Produtores de cacau de Rondônia obtiveram o título de melhor cacau do Brasil, com a conquista do primeiro lugar do 5º Concurso Nacional de Cacau Especial – Sustentabilidade e Qualidade, nas categorias Varietal e Mistura (Blend). O evento...