Trabalho educativo convence agricultores a aderir a propostas do novembro azul

Agricultores orientados pelos técnicos da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia(Emater-RO), aderiram fortemente à campanha Novembro Azul, os produtores participaram das palestras de educação em saúde e aceitaram fazer os exames preventivos do câncer de próstata, oferecidos pelo Hospital de Amor, numa parceria com governo de Rondônia, que na área rural de Porto Velho contou com atividades organizadas pelos técnicos do Escritório local da Emater-RO.

O mês de novembro foi escolhido para chamar a atenção dos homens para a prevenção do câncer da Próstata, com a campanha mundial Novembro Azul, movimento apoiado pelo governo de Rondônia que reforça a campanha orientando todos os cuidados com a saúde integral do homem. Atendendo essa diretriz do governo do Estado, a Entidade autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater-RO) traçou estratégias para potencializar a campanha educativa direcionada aos agricultores rondonienses, alcançando alta adesão dos produtores, disse Helena Sena, gerente do escritório local da Emater-RO em Porto Velho.

Agricultores participam de palestras educativas sobre saúde.

As extensionistas sociais que atendem os produtores nas áreas do reassentamento Santa Rita e Morrinhos afirmam que somente nestas duas comunidades 42 agricultores fizeram os exames, o que exigiu o agendamento de dois sábados para as consultas médicas. “A adesão dos homens à campanha de prevenção do câncer de próstata foi tão boa quanto, ou até melhor, que a das mulheres durante o Outubro Rosa” ( campanha de prevenção do câncer de mama), disse Helena Sena, gerente do escritório local da Emater-RO em Porto Velho.

A adesão dos agricultores, demonstra a eficiência do trabalho educativo do serviço de extensão rural e social, associado à assistência técnica pública prestada aos produtores rurais, é verdade que os homens ainda são arredios aos cuidados com a própria saúde, mas não é bem assim, a crença cantada e decantada em prosa e verso, sobre a rejeição dos homens ao exame da próstata, por puro preconceito e desinformação. Nada resiste a educação e a necessária assistência aos produtores rurais.

Texto: Enoque de Oliveira
Fotos: Helena Sena
Ascom / Emater-RO

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/11/20231130-fotos-novembro-azul-pvh-23-jpeg3_-1024x719.jpeghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/11/20231130-fotos-novembro-azul-pvh-23-jpeg3_-150x150.jpegAssessoria de Comunicação EMATERNotíciasTrabalho educativo convence agricultores a aderir a propostas do novembro azul Agricultores orientados pelos técnicos da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia(Emater-RO), aderiram fortemente à campanha Novembro Azul, os produtores participaram das palestras de educação em saúde e aceitaram fazer os exames preventivos do câncer de...