Q-Robusta Graders avaliam amostras de café para Concurso 2023.

Nesta semana, as 196 amostras de café recebidas pela Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) para participar do 8º Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (Concafé) estão sendo submetidas à análise sensorial. Nesta segunda etapa, os especialistas degustadores estão avaliando os atributos que diferenciam os cafés e podem indicar o grau de qualidade, bem com aromas e toques especiais na bebida do café canéfora. As amostras estão sendo realizadas nas dependências do Instituto Federal de Rondônia (Ifro), campus de Cacoal.

O Concafé é um evento que vem incentivando cada vez mais produtores rurais a investir na cafeicultura de qualidade no estado. O incentivo dado pelo governo estadual, com distribuição de mudas clonadas e assistência técnica gratuita executada pela Emater-RO, tem fortalecido cada vez mais a cadeia produtiva cafeeira e levado o nome de Rondônia a integrar a lista de estados com grande potencialidade produtiva.

O Concafé está abrindo portas para o café de Rondônia no Brasil e no mundo.

Realizado em ação conjunta entre a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e Emater-RO, o Concafé, desde sua primeira edição em 2016, mostrou que Rondônia tem potencialidade e diversidade na produção do café. Além dos produtores tradicionais, que geralmente têm à frente da lavoura homens chefes de famílias, já se contabilizam entres os grandes cafeicultores, grupos de mulheres, com destaque para as grandes vencedoras do prêmio nacional florada premiada, e comunidade indígenas que vem desenvolvendo a cultura cafeeira em seus territórios de forma sustentável, e que também se destacaram em concursos nacionais.

Segundo o diretor-presidente da Emater-RO, Luciano, Brandão, nesta segunda etapa do Concafé 2023, as amostras são torradas para posteriormente serem moídas e degustadas. “Neste ano nós contamos com a participação de quatro Q-Robusta Graders, que são especialistas na análise de café robusta, que estão avaliando minuciosamente cada amostra para pontuar seus tributo, de acordo com o protocolo exigido”, explica o diretor presidente da Emater-RO.

Para o governador Marcos Rocha, o investimento em tecnologia e o incentivo aos cafeicultores têm sido essencial para que o estado obtenha uma produção competitiva e de qualidade. “O Concafé, foi realmente um divisor de águas e vem abrindo as portas para entrada dos cafés Robustas de Rondônia no Brasil e no mundo”, diz.

O número de cafés bem qualificados vem sendo grande e a disputa está acirrada, com perspectivas de superar as avaliações de anos anteriores. Nessa avaliação estão sendo considerados fatores como: fragrância, aroma, uniformidade, ausência de defeitos, presença de defeitos, doçura, sabor, acidez, corpo, finalização e equilíbrio, e a cada etapa vencida, vão sendo selecionados os que obtiveram maior pontuação. O resultado será conhecido no dia 6 de outubro, na praça Beira Rio, em Cacoal.

Texto: Wania Ressutti
Jornalista – MTE-1744/RO
Fotos: Rafael Cidade
EMATER-RO

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/09/20230904-09set01-concafe-2-etapa-rafael-cidade_001.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/09/20230904-09set01-concafe-2-etapa-rafael-cidade_001-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciasagricultura familiar,cafeicultura,Concafé,extensão ruralQ-Robusta Graders avaliam amostras de café para Concurso 2023. Nesta semana, as 196 amostras de café recebidas pela Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) para participar do 8º Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (Concafé) estão sendo submetidas à análise sensorial. Nesta segunda etapa,...