Nova variedade de mandioca desenvolvida pela Embrapa para Rondônia.

O governo de Rondônia, através da Entidade Autárquica de assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater-RO), está orientando agricultores familiares do estado na inovação tecnológica do cultivo de mandioca de mesa, ou macaxeira, como também é conhecida a planta que carrega o nome científico de manihot esculenta. Para atualizar os técnicos da Emater-RO e capacitar os produtores que atuarão como multiplicadores das manivas, foi realizado um dia de campo em Vilhena no dia 30 de agosto e outro em Ouro Preto do Oeste em primeiro de setembro, ambos em campos experimentais da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e no dia 15 de setembro será realizado mais um dia de campo para os produtores de Porto Velho, na sede da Embrapa Rondônia.

Variedade BRS 1668 própria para consumo de mesa.

A mandioca de mesa é disparada a raiz mais consumida pelos brasileiros, com um consumo per capta de 5,3Kg. Na região norte, no entanto, este consumo é muito superior à média, chegando a 23Kg, em algumas áreas da região. O alto consumo da mandioca por si só justifica o investimento do governo no desenvolvimento desse importante alimento.

Numa das ocasiões de entrega de produtos do programa PAA, O governador Marcos Rocha, referindo-se ao incentivo do estado à produção agrícola, falou, “estamos incentivando a produção, pensando também no grande produtor, mas principalmente no pequeno, que produz alimentos para nossa população”, disse o governador.

O esforço dos extensionistas tem o objetivo de melhorar a qualidade e a produtividade das raízes de mandioca produzidas e comercializadas em todo o estado. Para facilitar essa tarefa o presidente da Emater-RO, Luciano Brandão, firmou em 26 de julho desse ano uma parceria com a Embrapa para divulgar a variedade de mandioca BRS 1668, desenvolvida por eles e registrada para Rondônia.

Essa variedade será multiplicada por produtores selecionados pelos técnicos da Emater-RO, trabalho que já foi iniciado no cone sul, conforme disse Cleverson Oliveira dos Santos, gerente da Emater-RO na região. Para isso, o centro de treinamento da Emater-RO, localizado em Ouro Preto do Oeste, será utilizado inicialmente, como centro de multiplicação de manivas (a parte vegetativa da planta utilizada para reprodução das plantas), que serão distribuídas para os produtores do Estado.

Esta nova variedade de mandioca, que alcança produtividade de 25 toneladas por hectare, apresenta como principais vantagens: a precocidade, o baixo teor de fibras, ausência de amargor e boa taxa de amido, além da ótima apresentação com sua coloração amarela e o excelente aproveitamento no cozimento, relata o boletim de pesquisa da Embrapa Rondônia.

Texto: Enoque de Oliveira
Fotos: Irene Mendes e Cleverson Oliveira
EMATER-RO

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/09/20230904-dsc_0387.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/09/20230904-dsc_0387-150x150.jpgAssessoria de Comunicação EMATERDestaquesNotíciasUltimas notíciasagricultura familiar,extensão rural,mandiocaNova variedade de mandioca desenvolvida pela Embrapa para Rondônia. O governo de Rondônia, através da Entidade Autárquica de assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater-RO), está orientando agricultores familiares do estado na inovação tecnológica do cultivo de mandioca de mesa, ou macaxeira, como também é conhecida a planta...