A qualidade do café rondoniense Robustas Amazônicos vem ganhando expressivo destaque na produção e no sabor da bebida.

A Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) está incentivando cada vez mais mulheres rurais a produzirem café com qualidade e eficiência. O resultado tem sido tão satisfatório que muitas delas tem se destacado nos grandes concursos dentro e fora do estado. Para o concurso Florada Premiada, que será realizado neste ano, quinze inscrições já foram confirmadas e espera-se que até o dia 5 de setembro, quando se encerram as inscrições, mais mulheres rondonienses estejam participando.

É cada vez maior o número de mulheres que estão dedicando o seu tempo e sua experiência na produção de café com qualidade e sustentabilidade em Rondônia, mas o trabalho que a Emater-RO vem fazendo com essas mulheres visa não somente aumentar a produção, mas produzir com qualidade e investir na produção de cafés especiais. Para isso, os serviços de assistência técnica oferecidos com apoio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) têm levado a campo políticas públicas de governo que incentivam a produção, como a distribuição de mudas clonadas, projetos como o Degusta Rondônia e o Concurso Concafé, de Qualidade e Sustentabilidade que tem revelado grandes cafeicultores no estado.

As mulheres estão se destacando cada vez nas atividades produtivas.

No município de Novo Horizonte do Oeste, a Emater-RO finalizou e encaminhou as inscrições do Concurso Florada Premiada e a expectativa é grande, já que a qualidade do café rondoniense Robustas Amazônicos vem ganhando expressivo destaque na produção e no sabor da bebida. “A participação dessas mulheres em concursos de qualidade tem contribuído não somente para o reconhecimento e valorização delas junto a atividade desenvolvida, mas pela excelente qualidade do nosso café, principalmente nas categorias de cafés especiais, o que traz status para Rondônia como um estado produtor de café de qualidade reconhecida”, explica Luciano Brandão, diretor-presidente da Emater-RO.

O concurso Florada Premiada, veio da iniciativa privada. Promovido pela empresa 3 Corações em parceria com a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), os concursos nacionais têm aberto as portas para as cafeicultoras rondonienses mostrarem o seu produto para o mundo. Em 2022, as três primeiras colocadas na categoria florada premiada canéfora, foram de Rondônia: Norma Marcílio da Silva Santos e Inglescivania Pereira de Souza Santos, de Alta Floresta do Oeste, e Mapirlacobar Solange Suruí, de Cacoal, que junto com o nome de Rondônia levam a marca “Matas de Rondônia” conquistada com o selo de indicação geográfico (IG) da plataforma Global do Café, que garante a qualidade do café.

Para o governador Marcos Rocha a iniciativa do Grupo Três Corações, criador do Projeto Tribus que incentivou, em 2019, os cafés produzidos pelos povos indígenas foi muito importante e abriu novas portas para a cafeicultura de Rondônia. “Nós temos voltado nossas ações para o fortalecimento do setor produtivo de nosso estado e a cafeicultura tem sido uma das atividades que tem recebido bastante atenção, principalmente pelo empenho de nossos cafeicultores”, diz o governador. Agora, com o concurso Florada Premiada, realizada pelo mesmo grupo, Rondônia também ganha destaque com as mulheres cafeicultoras.

Texto: Wania Ressutti
Jornalista – MTE-1744/RO
Fotos: Samyr Otto e Rozinei Barreto
EMATER-RO

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/08/20230824-alto-alegre-cafe-foto-renata-silva-870x489-1.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/08/20230824-alto-alegre-cafe-foto-renata-silva-870x489-1-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciasagricultura familiar,café de Rondônia,cafeicultoras,extensão rural,mulheres rurais,Robustas Amazônicos.A qualidade do café rondoniense Robustas Amazônicos vem ganhando expressivo destaque na produção e no sabor da bebida. A Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) está incentivando cada vez mais mulheres rurais a produzirem café com qualidade e eficiência. O resultado tem sido tão satisfatório que muitas...