Extensionistas da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO), participaram, nesta última semana, no Centro de Treinamento, em Ouro Preto do Oeste, de um treinamento para mapeamento aéreo com a utilização de drones. A atividade foi realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), por meio da Coordenadoria de Regularização Ambiental Rural (Comrar) e faz parte do desenvolvimento das ações do Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas que integram o Programa de Regularização Ambiental (PRA) em Rondônia.

O PRA Rondônia é uma iniciativa que visa regulamentar e recuperar áreas degradadas que são protegidas por lei, como as Áreas de Preservação Permanente (APP), Reservas Legais (RL) e áreas de Uso Restrito (UR) e faz parte das etapas que estão sendo desenvolvidas pelo Projeto Paisagem Sustentável da Amazônia, que visa gestão integrada para conservação, recuperação e uso sustentável dos ecossistemas amazônicos.

Através dos serviços de assistência técnica e extensão rural (Ater), serão priorizadas iniciativas de apoio aos agricultores familiares nos processos de adequação ambiental dos imóveis rurais e, para isso, serão utilizados os serviços de mapeamento das áreas assistidas. Para realizar essa atividade a Emater-RO recebeu 15 drones e 15 veículos camionetes que servirão de suporte às ações que serão desencadeadas e agora, a equipe de extensionistas recebe treinamento para operar os drones.

A ação está sendo subsidiada pela parceria entre o governo de Rondônia e a agência alemã de cooperação internacional Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), que vai monitorar o programa junto às propriedades rurais.
A capacitação teve carga horária de 40 horas, na modalidade presencial e contou com a participação de cerca de 40 técnicos entre extensionistas da Emater-RO e analistas da Sedam.

Fotos: Irene Mendes
Repórter fotográfica – MTE-368/RO

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/08/20230822-08ago2023-18-capacitacao-drone_centrer_irene-2-capa-1024x717.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/08/20230822-08ago2023-18-capacitacao-drone_centrer_irene-2-capa-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesGaleria de FotosExtensionistas da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO), participaram, nesta última semana, no Centro de Treinamento, em Ouro Preto do Oeste, de um treinamento para mapeamento aéreo com a utilização de drones. A atividade foi realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), por meio da Coordenadoria...