A agroecologia tem como objetivo a produção agrícola baseada no uso de práticas sustentáveis.
A agroecologia tem como objetivo a produção agrícola baseada no uso de práticas sustentáveis.

Há poucos dias para o início da maior feira de agronegócio da região Norte, a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) se prepara para apresentar o que há de melhor em tecnologia sustentável para a agricultura familiar. A vitrine tecnológica está sendo instalada para receber o público interessado em produzir com sustentabilidade e garantir renda com economia e lucro na produção. 10ª Rondônia Rural Show Internacional será realizada no período de 22 a 27 de maio e  já se espera um grande público.

Marcando presença em todas as edições, a Emater-RO vem para esta 10ª edição da Rondônia Rural Show Internacional com diversas iniciativas inovadoras e com foco na sustentabilidade. Entre elas destacam-se: a estação agroecológica, produção de alimentos, aspectos sociais da fitoterapia, proteção e recuperação de nascentes, sistemas agroflorestais, produção de biogás, além dos programas e projetos do governo estadual voltados para a família rural. Todos poderão ser visitados na Vitrine Tecnológica com orientação dos extensionistas para que produtores possam conhecer cada atividade.

Para o governador Marcos Rocha, essa é uma excelente oportunidade para mostrar que em Rondônia o agronegócio continua crescendo de forma sustentável, o que desperta o interesse dos agricultores e abre as portas para o mercado internacional. “A Feira é uma excelente oportunidade para apresentar Rondônia ao mundo dos negócios, isso ajudará a fomentar o desenvolvimento econômico e social”, destacou.

Biodigestor: tecnologia de baixo custo capaz de gerar energia, tratar resíduos.
Biodigestor: tecnologia de baixo custo capaz de gerar energia, tratar resíduos.

Na estação agroecológica o visitante terá a oportunidade de conhecer um biodigestor, que é uma tecnologia de baixo custo capaz de gerar energia, tratar resíduos da propriedade rural e contribuir com a redução dos gases de efeito estufa, além de produzir o biofertilizante, que é um adubo rico em nutrientes. O extensionista Rafael Cidade, responsável pela organização do estande da Emater durante o evento, explica que a adoção desse equipamento deve economizar energia elétrica e substituir gás de cozinha.

Na produção de alimentos a Emater-RO estará mostrando a hidroponia, uma tecnologia já praticada por muitos agricultores, que otimiza os espaços, o manejo e ajuda a controlar a infestação de pragas e doenças, porém, o diferencial é que a água que circula essa atividade será tocada por placas de energia solar. Essa energia também será utilizada na atividade de aquaponia, onde será desenvolvida a produção de hortaliças com água de resíduos das rações utilizadas nos tanques de piscicultura.

O diretor-presidente da Emater-RO, Luciano Brandão tem acompanhado as instalações das atividades da Emater-RO no Parque Vandeci Rack, em Ji-Paraná, local onde será realizado o evento e enfatiza que as políticas públicas do governo voltados para a agricultura familiar tem fortalecido muito as famílias que vivem no campo. “O movimento que a feira vem tendo ao longo desses últimos anos, demonstra por si só a grandeza e a relevância da Rondônia Rural Show para o Estado e neste ano não será diferente”.

Texto: Wania Ressutti
Jornalista – MTE-1744/RO
Fotos: Irene Mendes
Repórter fotográfica – MTE-368/RO
EMATER-RO

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/05/20230512-05mai_2022-9rrshow_irene-mendes_008-1024x640.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/05/20230512-05mai_2022-9rrshow_irene-mendes_008-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciasHá poucos dias para o início da maior feira de agronegócio da região Norte, a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) se prepara para apresentar o que há de melhor em tecnologia sustentável para a agricultura familiar. A vitrine tecnológica está sendo instalada para receber o...