As atividades serão focadas na produção com sustentabilidade.
As atividades serão focadas na produção com sustentabilidade.

A 10ª Rondônia Rural Show Internacional deste ano promete muitas novidades para quem tem interesse em investir no agronegócio com sustentabilidade. Com atrações voltadas para todo o segmento agropecuário, a feira, que será realizada  no período de 22 a 27 de maio, contará com novidades específicas para o pequeno empreendedor da agricultura familiar. A Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) vem se preparando desde o ano passado e promete muitas novidades para este ano.

Quem visitar a Vitrine Tecnológica no estande da Emater-RO durante a Rondônia Rural Show vai perceber o quanto as atividades vem evoluindo ao longo desses 10 anos de participação no evento. Com os trabalhos focados na produção com sustentabilidade  a autarquia apresentará alternativas que além de contribuir para um mundo mais sustentável, trará mais economia para a família rural.

Manejo para recuperação de nascentes.

A feira traz para este ano o tema “Tecnologias Sustentáveis” como forma de conscientizar a todos a necessidade de se utilizar os recursos naturais de forma racional, gerando emprego e renda sem causar danos à natureza. O governador Marcos Rocha tem focado nessa perspectiva enfatizando que o desenvolvimento e a sustentabilidade devem caminhar juntos. “É muito importante avançar em boas práticas e tecnologias, por isso precisamos intensificar a proteção do meio ambiente e aproveitar os recursos que a natureza nos oferece, de forma consciente e inteligente”, disse o governador.

Dentre as alternativas para uma produção sustentável que serão apresentadas pela Emater-RO na Rondônia Rural Show durante os seis dias de realização do evento destacam-se: produção de biogás, piscicultura com exposição de tanques suspensos, hidroponia e aquaponia com sistemas de circulação de água tocados por placas de energia solar, manejo para recuperação de nascentes e áreas degradadas, além de um sistema agroflorestal focado na importância do cacau para recuperação de áreas permanentes.

As atividades de assistência técnica e extensão rural contarão ainda com atividades para a lavoura cafeeira, diversidade na produção animal, produção de mudas com essências florestais, produção de mel e oficinas, em dias específicos, voltados para a mulher do agro e dia do café, entre outros. A 10ª Rondônia Rural Show Internacional acontece no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná.

Texto: Wania Ressutti
Jornalista – MTE-1744/RO
Fotos: Irene Mendes
Repórter fotográfica – MTE-368/RO
EMATER-RO

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/05/20230511-05mai_2022-9rrshow_irene-mendes_002-1024x640.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/05/20230511-05mai_2022-9rrshow_irene-mendes_002-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciasA 10ª Rondônia Rural Show Internacional deste ano promete muitas novidades para quem tem interesse em investir no agronegócio com sustentabilidade. Com atrações voltadas para todo o segmento agropecuário, a feira, que será realizada  no período de 22 a 27 de maio, contará com novidades específicas para o pequeno...