A intenção da Asbraer é intensificar a atuação junto ao legislativo para o fortalecimento da Ater
A intenção da Asbraer é intensificar a atuação junto ao legislativo para o fortalecimento da Ater.

Nesta semana (03 e 4/05), a diretoria da Asbraer esteve presente em Brasília para uma agenda extensa com Governo Federal e o Congresso Nacional. A missão da nova gestão da Asbraer é fortalecer a assistência técnica e extensão rural (Ater) Pública buscando mais recursos e, assim, potencializar a agricultura familiar que é quem alimenta a sociedade brasileira.

Estiveram em Brasília o presidente da Asbraer, Natalino Avance, o vice-presidente Nacional de Ater, Luciano Brandão, o vice-presidente da Região Centro-Oeste, Renaldo Loffi, o presidente da Emater-DF, Cleison Duval e o vice-presidente da Região Sudeste, Otávio Maia.
Governo Federal

A primeira reunião foi com a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) que contou com a presença de seu presidente, Jefferson Coriteac, a diretora técnica, Lorana Santana, e o diretor de Administração e Finanças, Camilo Capiberibe.

O presidente da Anater afirmou que essa gestão visa valorizar os parceiros e pretende, junto da Asbraer, lutar por recursos. “Vamos dar todo apoio necessário. É importante fazer uma política de orçamento.  A Asbraer buscar os parlamentares para aportar emendas, além de verificar a realidade de cada estado para que tenhamos êxito na nossa aplicação”, afirmou Jefferson Coriteac.

A Asbraer fará parte do Grupo Trabalho que irá discutir um Sistema Único de Ater.
A Asbraer fará parte do Grupo Trabalho que irá discutir um Sistema Único de Ater.

Mulheres rurais também entrou na pauta das discussões e contou com a presença da Coordenadora-Geral da Articulação dos Organismos de Políticas para as Mulheres e das Entidades da Administração Federal/Ministério das Mulheres, Celia Watanabe.

“A gente precisa valorizar a mulher rural como agente capaz de realizar a transformação. A gente precisa enquanto ater nacional, ter um projeto para a mulher ser incisiva, assim como os jovens. É nesse sentido que buscamos parceria com a Anater. Para as mulheres e jovens terem decisão”, afirmou Natalino sobre buscar o fomento para políticas para mulheres.

A coordenadora Celia Watanabe falou sobre a importância da Ater como agente que leva as políticas e capacitações para mulheres no campo e falou sobre a demanda das mulheres no campo, segundo os movimentos sociais. “É importante que a Ater pública crie seu mecanismo de gênero para trabalhar essa questão internamente. Os movimentos sociais dizem que a grande demanda das mulheres é Ater e crédito”, afirmou Celia.

A Anater se posicionou sobre o tema informando que nesse espaço de reconstrução as temáticas de gênero, combate ao racismo, as questões LGBTQIA+ também vão permear as capacitações da agência.

Além disso, a diretora técnica Loroana, falou do importante papel da Asbraer nas discussões e reiterou a necessidade de a associação estar sempre presente nas articulações e diálogos. “É importante a Asbraer participar de todos os espaços onde serão discutidas as questões de formação na Anater e questões para além disso. A formação de um grupo de trabalho onde a Asbraer possa compor para ter esse diálogo e parceria é fundamental”, afirmou.

Desse encontrou, foi encaminhado um Grupo de Trabalho entre Anater e Asbraer com primeiros pontos de pauta:  capacitações, estágios de ATER e possíveis parcerias para isso, diversidade, programas de governo, orçamento.

O tema mulheres rurais também entrou na pauta das discussões.
O tema “mulheres rurais” também entrou na pauta das discussões.

No Governo Federal, as agendas seguiram para a Diretoria de Assistência Técnica e Extensão Rural (DaterR/SAF/MDA), com o diretor Marenilson Batista, onde dialogaram sobre o fortalecimento da Ater Pública e a volta de recursos para o Plano Safra. “Precisamos manter o pensamento com foco na agricultura. O que a gente espera da agricultura no Brasil? A partir disso é pensar o investimento em Ater. Porque investir na Ater é investir na agricultura Brasileira”, indagou o presidente da Asbraer, Natalino Avance.

Segundo Marenilson, a diretoria busca incluir o Programa Nacional de Formação de Ater no Plano Safra. Em visita à Secretaria de Governança Fundiária, Desenvolvimento Territorial e Sócioambiental do Ministério do Desenvolvimento Agrário, a secretária Shirley Abreu solicitou, também, parceria com a Ater Pública na implementação da Política Nacional de Crédito Fundiário. A Asbraer prontamente se colocou ao dispor. Como encaminhamento, foi sugerido a criação de Grupo de Trabalho para definir plano para a política de crédito fundiário com MDA, MMA e Asbraer.

A Asbraer reuniu-se, também com a auditora fiscal Agropecuária do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Lia Treptow Coswing, onde foi discutido o Plano Nacional do Javali. Lia solicitou a Asbraer colaboração na implementação do Plano nos estados, bem como sua participação na oficina de capacitação que ocorrerá em junho.

CÂMARA DOS DEPUTADOS
Na Câmara dos Deputados a diretoria da Asbraer buscou estreitar relacionamento e articulação com foco na busca de recursos e orçamento. Em visita ao deputado Tião Medeiros (PP/PR), o deputado se colocou à disposição da Asbraer e solicitou demandas para que ele defenda no parlamento.

A diretoria da Asbraer buscou estreitar relacionamento e articulação com foco na busca de recursos e orçamento.
A diretoria da Asbraer buscou estreitar relacionamento e articulação com foco na busca de recursos e orçamento.

“A pesquisa e extensão rural sem dúvida serão prioridades para mim. Quero que a Asbraer me diga quais são as necessidades para somarmos força juntos”, disse o Deputado.

Logo após, a diretoria foi ao encontro do deputado Joseildo Ramos (PT/BA), que buscou formar um Grupo de Trabalho para discutir um Sistema Único de Ater. A Asbraer fará parte deste GT como ente fundamental para entender as demandas do extensionista em campo e verificar as necessidades e gargalos.

Num encontro com o deputado Coronel Assis (União Brasil/MT), este reconheceu a importância da Ater Brasileira e colocou seu gabinete a disposição para buscar políticas que fomente a assistência técnica e extensão rural.

Por fim, a diretoria da Asbraer recebeu o deputado Zé Silva (Solidariedade/MG) colocando-se em papel ativo para ir ao Congresso quantas vezes forem necessárias na intenção de fortalecer e dar visibilidade para a Ater Pública. “Nos colocamos a disposição para ir mais vezes na Câmara, ajudar no desenvolvimento dos projetos de lei pra potencializar a Ater”, informou Natalino Avance.

O vice-presidente Nacional de Ater, Luciano Brandão, endossou as palavras de Natalino afirmando que a intensão dessa gestão é de intensificar a atuação junto ao legislativo para o fortalecimento da Ater. “A gente quer fortalecer a Asbraer e intensificar nossa atuação junto ao parlamento e queremos caminhar junto dos parlamentares que querem uma ATER melhor”, disse.

Fonte: Juliana Silva
Ascom/Asbraer

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/05/20230505-05mai2023-03-reuniao-asbraer-juliana-silva_007.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/05/20230505-05mai2023-03-reuniao-asbraer-juliana-silva_007-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciasagricultura familiar,ater,extensão rualNesta semana (03 e 4/05), a diretoria da Asbraer esteve presente em Brasília para uma agenda extensa com Governo Federal e o Congresso Nacional. A missão da nova gestão da Asbraer é fortalecer a assistência técnica e extensão rural (Ater) Pública buscando mais recursos e, assim, potencializar a agricultura...