Incentivo do governo estadual, com distribuição de mudas de café clonal para todo o estado de Rondônia.

Produtores rurais da região de Jaru e entorno participaram de um dia de campo no sítio Nova Esperança, propriedade da família do Sr. José Roberto, localizado no Km 25 da Linha 608, em Jaru, para conhecer as técnicas voltadas para a produção de café clonal. A região tem grande potencial para este tipo de plantio que vem recebendo incentivo do governo estadual, com distribuição de mudas de café clonal para todo o estado de Rondônia. A ação foi desenvolvida pela Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) por meio de seu escritório local, na região central do estado.

Para o govenador Marcos Rocha as políticas públicas voltadas para a produção de café, principalmente com a introdução do café clonal, tem contribuído para que o cafeicultor invista em um café de qualidade, fazendo com que Rondônia ganhe destaque fora do estado. “Essa é uma cadeia muito importante para o nosso estado, por isso estamos investindo na melhoria, qualidade e produtividade do café, e vamos avançar ainda mais com boas práticas, melhoramento genético e tecnologia”, disse o governador Marcos Rocha.

Palestras técnicas e orientações para manejo da lavoura cafeeira.

Os produtores interessados em iniciar ou melhorar a sua lavoura de café, contam com a assistência técnica dos extensionistas da Emater-RO, que levam as políticas públicas de desenvolvimento agropecuário às famílias no campo. “Nós entregamos mudas de café, de cacau e equipamentos agrícolas e permanecemos ao lado do produtor rural dando toda a assistência necessária para que sua lavoura produza”, explicou Luciano Brandão, presidente da Emater-RO.

Durante as atividades do Dia de Campo sobre Café Clona, os produtores rurais puderam conhecer um pouco mais sobre técnicas de incentivo, inovação, produção e qualificação da cultura cafeeira. Dentre os temas abordados pelos extensionistas destacam-se: qualidade do café, torra e degustação; implantação de lavouras e nutrição; manejo da lavoura e poda; e uso adequado de agrotóxicos.

O evento contou com apoio da Prefeitura de Jaru, por meio da Secretaria Municipal de Agronegócios e Meio Ambiente. Além dos produtores rurais, também estiveram presentes o secretário executivo regional da Casa Civil, Cláudio Santos, o vice-prefeito, Jeverson Lima, o secretário  municipal de agronegócio e meio ambiente, Cleverson Barbosa, o Sebrae, representado pela gerente local Aniele Caroline Tesser, o secretário executivo David Cortes,  a deputada estadual Claudia de Jesus, os vereadores Chiquinho da Emater, Schimiti Patroleiro e Valmir Carteiro.

Texto: Wania Ressutti
Jornalista – MTE-1744/RO
Fotos: Nicolly Galvão e Ramon Santos Silva
EMATER-RO

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/05/20230516-05maio2023-11-dia-de-campo-caf-clonal_jaru_ramon-silva-39-1024x640.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/05/20230516-05maio2023-11-dia-de-campo-caf-clonal_jaru_ramon-silva-39-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciasagricultura familiar,cafe clonal,dia de campo,extensão ruralProdutores rurais da região de Jaru e entorno participaram de um dia de campo no sítio Nova Esperança, propriedade da família do Sr. José Roberto, localizado no Km 25 da Linha 608, em Jaru, para conhecer as técnicas voltadas para a produção de café clonal. A região tem grande...