Consórcio da lavoura de café clonal com a cultura do girassol.

Faltam menos de 50 dias para a abertura do maior evento de agronegócios e tecnologias da região norte. Lançada oficialmente pelo governador Marcos Rocha, no último dai 31, a 10ª Rondônia Rural Show Internacional promete muitas inovações e a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) acelera os preparativos da Vitrine Tecnológica, onde apresentará o que há de melhor em técnicas e práticas e manejo para o bom desempenho da propriedade rural.

Como acontece desde a primeira edição, a participação da Emater-RO na Rondônia Rural Show tem sido uma alavanca para o avanço do setor produtivo do estado. Além do atendimento ao público com cursos e palestras, a autarquia traz para dentro da feira a realidade da pequena propriedade rural com exemplos de ações que podem ser facilmente desenvolvidas pela família rural a fim de obter resultados e lucros satisfatórios.

Plantio de cacau para enriquecimento de área encapoeirada.
Plantio de cacau para enriquecimento de área encapoeirada.

Nesta semana, técnicos da Emater-RO responsáveis pela Vitrine Tecnológica aceleraram as atividades de estruturação do espaço realizando o enriquecimento de áreas encapoeiradas com plantio de mudas de cacau e de plantas nativas da Amazônia. A ideia é plantar várias espécies de essências florestais, principalmente as originárias da Amazônia, além de frutíferas, promovendo a recuperação e enriquecimento dessas capoeiras, além de apresentar técnicas de consórcio como o da lavoura de café clonal com girassóis e outros.

Os extensionistas também iniciaram  o que chamam de “brocamento das matas”, ou seja, a abertura de caminho com faca ou facão, dando início às trilhas para a visitação da Vitrine Tecnológica nos dias de realização da Rondônia Rural Show. “As instalações estão sendo aperfeiçoadas para melhorar ainda mais o ambiente que receberá o nosso público de negócios como produtores rurais, empreendedores e aqueles que apenas querem visitar a feira, como também os visitantes de outros países, inclusive, já temos confirmação de autoridades estrangeiras que estarão presentes no evento”, disse o governador Marcos Rocha.

A 10ª Rondônia Rural Show Internacional acontecerá de 22 a 27 de maio, no Centro Tecnológico Vandeci Rack, no município de Ji-Paraná, região central do estado, e trará como tema Tecnologias Sustentáveis, mostrando que Rondônia tem um grande potencial para o desenvolvimento de uma agricultura moderna e tecnificada.

Texto: Wania Ressutti
Jornalista – MTE-1744/RO
Fotos: Wagner Osair de Oliveira
EMATER-RO

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/04/20230406-04abr2023-05-broqueamento-da-mata-wagner-osair-de-oliveira.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/04/20230406-04abr2023-05-broqueamento-da-mata-wagner-osair-de-oliveira-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciasagricultura familiar,extensão rural,rondonia rural show,vitrine tecnologicaFaltam menos de 50 dias para a abertura do maior evento de agronegócios e tecnologias da região norte. Lançada oficialmente pelo governador Marcos Rocha, no último dai 31, a 10ª Rondônia Rural Show Internacional promete muitas inovações e a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) acelera...