Incentivo à prática do manejo e armazenamento adequados de produtos agroquímicos na cafeicultura
Incentivo à prática do manejo e armazenamento adequados de produtos agroquímicos na cafeicultura.

Ação da Plataforma Global do Café em parceria com a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) promoverá a construção de unidades de armazenamento de agroquímicos em propriedade da agricultura familiar. A proposta beneficiará 16 cafeicultores participantes das ações desenvolvidas pelos parceiros para fortalecimento da lavoura cafeeira no estado. A ação faz parte do Termo de Cooperação Técnica ajustado entre autarquia e o Programa de Café Sustentável que nos últimos anos tem fortalecido e tecnificado a lavoura cafeeira de Rondônia.

A nova Carta de Compromisso, através da iniciativa de Ação Coletiva “Uso Responsável de Agroquímicos”, oportunizará a construção de 16 unidades na propriedade de agricultores cuja atividade está afinada com a temática de sustentabilidade da Plataforma Global do Café, a fim de incentivar os cafeicultores na prática do manejo e armazenamento adequados de produtos agroquímicos. “Recentemente, nós tivemos um encontro onde os  nossos técnicos discutiram o uso racional desses produtos a fim de mitigar seus efeitos nocivos na cafeicultura”, ” explicou Fausto Lima Farias de Souza, engenheiro agrônomo da Emater-RO responsável por coordenar e acompanhar a execução do programa no estado.

Comprometimento do produtor com a mão de obra e manutenção da unidade.
Compromisso do produtor com a mão de obra e manutenção da unidade.

O governador Marcos Rocha tem incentivado a produção de café com tecnificação e sustentabilidade no estado, tanto que, através do programa Plante Mais, determinou a distribuição de cerca de cinco milhões de mudas de café clonal aos agricultores familiares. “O nosso  café está entre os melhores do país e isso se deve ao empenho dos cafeicultores e da assistência técnica prestada por meio das ações da Emater”, disse o governador.

O recurso financeiro para construção das unidades será oferecido pela Plataforma Global do Café, no valor máximo de R$ 1.800,00 por unidade, para compra de materiais como tijolos, telhas, cimentos, areia, porta, entre outros, e repassados diretamente aos estabelecimentos que ofereceu o orçamento mais baixo. Esse orçamento será feito pelos próprios produtores em lojas de material de construção local.

A Emater-RO, que também ficou responsável em engajar os beneficiários da construção da unidade de armazenamento, fará o repasse do recurso financeiro diretamente aos estabelecimentos, conforme valor orçado. E cada produtor beneficiado deverá arcar ainda com a mão-de-obra para a construção da sua unidade, além de manter a estrutura conservada e a adequada utilização, que é exclusiva para o armazenamento de agroquímicos.

Texto: Wania Ressutti
Jornalista – MTE-1744/RO
Fotos: Irene Mendes e Alan Campos
EMATER-RO

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/04/20230405-embalagem-de-agroquimicos.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/04/20230405-embalagem-de-agroquimicos-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciasagroquímicos,cafeicultura,defensivos agricolas,extensão ruralAção da Plataforma Global do Café em parceria com a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) promoverá a construção de unidades de armazenamento de agroquímicos em propriedade da agricultura familiar. A proposta beneficiará 16 cafeicultores participantes das ações desenvolvidas pelos parceiros para fortalecimento da lavoura cafeeira...