agroindustria-envasamento-de-leite
Nesta sexta  24/02  reúnem-se em Cacoal  produtores e autoridades municipais e estaduais , em um grande encontro, para debater o tema da agroindústria no município. o objetivo dos empreendedores e entidades de desenvolvimento, dos setores social e econômico, é discutir políticas públicas estruturantes e sustentáveis para o setor agroindustrial, notadamente da indústria de transformação da produção da agricultura familiar, em especial no seguimento de alimentos processados.

O local escolhido para o encontro foi a Cabana do Peixe, localizada no cinturão verde da sede do município, o acesso ao local da reunião é pela linha sete. Além dos produtores individuais, participam também  do evento os representantes de entidades associativas dos produtores de matéria prima para a agroindústria, algumas dessas associações possuem suas próprias agroindústrias de produção de derivados do leite ou de produtos de origem vegetal.

A realização do evento é da Entidade Autárquica de Assistência técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater-RO) e do Sebrae, em parceria com a Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, e secretarias e órgãos estaduais. O evento tem o apoio de instituições privadas e do comercio local, todos unidos com a finalidade de construir um dialogo horizontal entre os produtores e outros interessados diretos. O dialogo se dá também de modo vertical, entre produtores e entes públicos de todos os níveis,  para a definição de políticas públicas de incentivo ao desenvolvimento e aproveitamento das potencialidades produtivas do município.

A agroindústria do município assistida pela Emater-RO é forte na produção queijeira, de iogurtes, e na torrefação e moagem de cafés especiais, seguimento produtivo que se desenvolveu e edficaçao-padrao-para-agroindustia-familiarconquistou apreciadores com o advento dos concursos de qualidade do café, promovido pelo governo de Rondônia.

Estão previstas palestras técnicas e debates sobre o tema da agroindústria, entre estas destacamos duas palestras, uma sobre o programa municipal Provec, e outra sobre o Prove, programa estadual de verticalização da produção, a primeira ministrada pelo técnico da prefeitura de Cacoal Jorge Murer e a segunda pela zootecnista da Secretária de Estado da Agricultura, Monalisa Dias Pereira.

O encontro se inicia com a solenidade de abertura as oito horas da manhã deste dia 24 de fevereiro com as presenças ilustres do prefeito municipal Adailton Fúria, do secretário de estado da agricultura Luis Paulo da Silva Batista e do presidente da Emater-RO Luciano Brandão.

Teto: Enoque de Oliveira
Fotos:Irene Mendes

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/02/20230224-agroindustria-farinha-de-mandioca.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/02/20230224-agroindustria-farinha-de-mandioca-150x150.jpgAssessoria de Comunicação EMATERDestaquesNotíciasUltimas notíciasAgroindústriaNesta sexta  24/02  reúnem-se em Cacoal  produtores e autoridades municipais e estaduais , em um grande encontro, para debater o tema da agroindústria no município. o objetivo dos empreendedores e entidades de desenvolvimento, dos setores social e econômico, é discutir políticas públicas estruturantes e sustentáveis para o setor agroindustrial,...