Com o avanço das novas tecnologias, o cacau tem voltado a fazer parte das grandes potencialidades de Rondônia.

Uma reunião realizada com representantes de instituições públicas e privadas, entidades representativas e parlamentares discutiu ações para levantamento de diagnóstico da cadeia produtiva do cacau no município de Cacoal. Impulsionados pelo movimento Pró-Cacau o grupo busca apoio na revitalização da lavoura cacaueira. Levando as políticas de governo de estado, fomentada pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) deverá coordenar o plano de ação que deverá retomar e fortalecer essa cadeia produtiva.

O cacau já foi um dos grandes destaques produtivos de Cacoal. Em meados dos anos 1970/80, representava grande parcela da economia local, entretanto o êxodo rural provocado pela saída de jovens em busca de estudo e novas oportunidades e a proliferação de novas culturas fez com que a lavoura cacaueira fosse substituída por outas que exigiam menos mão de obra.

Hoje, com o avanço das novas tecnologias, o cacau tem voltado a fazer parte das grandes potencialidades do estado e Rondônia tem se destacado entre os maiores produtores de cacau do país. O incentivo do governo estadual, com a distribuição de cacau clonal através do programa Plante Mais trouxe novas expectativas e, com isso, o movimento Pró-Cacau, de iniciativa do vereador Romeu Moreira busca junto às entidades representativas, aquecer o setor produtivo do município trazendo mais essa alternativa de renda para os agricultores familiares da região.

O movimento Pró-cacau visa incentivar os produtores rurais na revitalização da lavoura cacaueira.

Nesse segundo encontro (o primeiro foi realizado em janeiro deste ano) já foram dados os primeiros passos para o levantamento de um diagnóstico a fim de implementar um modelo de produção que atenda às necessidades locais. “Precisamos fazer uma análise do cenário atual e apresentar uma matriz para conhecer a atual realidade do município e dos órgãos responsáveis pela execução, para então apresentar o plano de ação sólido para a sociedade”, explica Luciano Brandão, diretor presidente da Emater-RO.

Essa retomada da lavoura cacaueira faz parte das ações elencadas no Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável de Rondônia (PDES) e, para isso, o governador Marcos Rocha tem determinado que a Emater-RO deverá estar presente em toda iniciativa que venha atender as necessidades do produtor rural familiar. “Rondônia é um estado do agronegócio e incentivar as culturas agrícolas do nosso Estado é uma das nossas prioridades”, diz o governador, lembrando que com os programas “Plante Mais” e “Cacau Sustentável de Rondônia” o governo deu um grande passo para o fortalecimento dessa atividade.

Além da Emater-RO, estiveram representadas na reunião para levantamento de diagnóstico da cadeia produtiva do cacau em Cacoal, as instituições Idaron, Sebrae, Senar, Secretaria Municipal de Agricultura, Câmara Municipal de Cacoal, Associação Comercial e Industrial, entre outros segmentos da sociedade.

Fotos: Rayne Andrade

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/02/20230224-02fev2023-23-cadeia-produtiva-do-cacau-cacoal-rayne-andrade-4-1024x640.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/02/20230224-02fev2023-23-cadeia-produtiva-do-cacau-cacoal-rayne-andrade-4-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciasagricultura familiar,cacau,extensão rural,revitalização do cacauUma reunião realizada com representantes de instituições públicas e privadas, entidades representativas e parlamentares discutiu ações para levantamento de diagnóstico da cadeia produtiva do cacau no município de Cacoal. Impulsionados pelo movimento Pró-Cacau o grupo busca apoio na revitalização da lavoura cacaueira. Levando as políticas de governo de estado,...