IMG-20211020-WA0027

O município de Cacoal recebe esta semana técnicos e produtores rurais para os eventos de capacitação prévios à premiação do Concafé 2021, serão realizadas diversas oficinas e palestras técnicas proferidas por pesquisadores e outros profissionais da indústria e do mercado de café, nos dias 20 a 22 deste mês de outubro.

Participam do evento profissionais de diversas instituições públicas e privadas, somente a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater-RO), enviou mais de cem técnicos para participar das oficinas de capacitação oferecidas pela Secretaria de Estado da Agricultura( Seagri) e parceiros. Os temas dos eventos variam de assuntos mais gerais como perspectivas de mercado para cafés especiais a temáticas mais restritas como aplicação de defensivos com o uso da tecnologia de drones.

Os palestrantes são especialistas, prata da casa ou convidados de outros estados. Para falar de pragas do café canephora, está vindo do Instituto  capixaba de pesquisa e extensão Rural (Incaper), no Espírito Santo, o pesquisador e entomologista Cesar José Fanton, e para orientar sobre avaliação de clones de café está o pesquisador da Embrapa Rondônia Alexsandro  Teixeira.

Este ano há uma grande expectativa entre produtores e técnicos para saber de onde virá o campeão, estamos na sexta edição do Concafé e a maioria dos prêmios até agora saíram para Cacoal e proximidades, no ano passado o primeiro lugar geral do concurso foi para a agricultora Luciana Franklin de Novo Horizonte do Oeste, que levou um trator cafeeiro como troféu, e o prêmio sustentabilidade ficou com a família Bento de Cacoal.

“Os técnicos extensionistas, mesmo não sendo premiados no concurso, ficam muito orgulhosos de ter uma propriedade premiada, entre aquelas que eles assistem em seus municípios”, é o que diz o gerente local da Emater-RO, de Novo Horizonte, José Aparecido, o município dele ganhou o Concafé e o concurso da Associação Brasileira da Indústria do Café( Abic), do ano passado. Aparecido é o entrevistado do Podcast Emater e o Campo Podcast Emater e o Campo, desta semana, ele está confiante no desempenho dos produtores orientados por sua equipe, e acredita que pelos menos um deles vai estar entre os primeiros colocados do 6º Concafé.

O secretário de estado da agricultura Evandro Cesar Padovani e o presidente da Emater-RO Luciano Brandão já estão em Cacoal coordenando os trabalhos do concurso que é o maior e mais esperado evento da cafeicultura do Estado.

Texto: Enoque de Oliveira
Fotos: Saincler Rebouças
EMATER-RO

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2021/10/20211021-img-20211020-wa0065-1-1024x575.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2021/10/20211021-img-20211020-wa0065-1-150x150.jpgAssessoria de Comunicação EMATERDestaquesNotíciasUltimas notíciasO município de Cacoal recebe esta semana técnicos e produtores rurais para os eventos de capacitação prévios à premiação do Concafé 2021, serão realizadas diversas oficinas e palestras técnicas proferidas por pesquisadores e outros profissionais da indústria e do mercado de café, nos dias 20 a 22 deste mês...Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia