Mais de 100 técnicos da Emater visitam a “Fazendinha Sustentável” em Cacoal.
Mais de 100 técnicos da Emater visitam a “Fazendinha Sustentável” em Cacoal.

Dando início às atividades previstas durante a realização da sexta edição do Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (Concafé), 110 técnicos da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Emater-RO), participaram durante toda a tarde de quarta-feira (20), de uma visita técnica à “Fazendinha Sustentável”, na área rural de Cacoal.

O Concafé é uma realização do Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), bem como a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Emater-RO) e a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron).

No sítio Rio Limão, de propriedade da família Bento, os técnicos, atuantes em todo o estado de Rondônia conferiram de perto as práticas que fizeram da Família Bento, quatro vezes campeã do Concafé, na categoria Sustentabilidade, e uma vez campeã no quesito Qualidade do café. O objetivo principal desta visita técnica é compartilhar conhecimento e técnicas para que possam ser disseminadas junto aos cafeicultores dos 52 municípios rondonienses.

Propriedade da família Bento se tornou um modelo de sustentabilidade.
Propriedade da família Bento se tornou um modelo de sustentabilidade.

O gerente regional da Emater-RO no Território Rio Machado, Samuel Borges fala da importância da visita à Fazendinha. “Essa é uma ótima oportunidade para representantes de todas as regionais da Emater em Rondônia conhecerem uma propriedade que há alguns anos, incentivada pelo Concafé, vem desenvolvendo a sustentabilidade na produção do café. Os técnicos da Emater estão podendo ver in loco, todo o trabalho que é realizado na propriedade”, destacou o gerente.

De acordo com o secretário de Estado da Agricultura, Evandro Cesar Padovani, que também acompanhou a visita técnica, ao longo dos três dias de Concafé, todos  os técnicos da Emater-RO vão ter a oportunidade de participar de uma série de capacitações voltadas às boas práticas na cafeicultura, como manejo da cultura, conservação de solo, adubação, calagem, colheita e poda. “O objetivo do Governo de Rondônia é que todos possam levar aos seus municípios de origem, os conhecimentos adquiridos, transferindo essas técnicas aos produtores de café”, reforçou o secretário.

Participando do Concafé 2021, a engenheira agrônoma da Emater-RO em Guajará Mirim, Ilaede Alves de Souza, destacou a iniciativa que permitiu aos técnicos conhecerem uma propriedade que se tornou modelo para todo o estado. “Essa é uma atividade muito importante porque a gente tem um resultado positivo de um trabalho que iniciou da agricultura familiar, da mão de obra familiar e tem uma sucessão familiar, o que é importante hoje em dia para a manutenção da agricultura em qualquer lugar. Guajará-Mirim está despertando para o café e para a gente, enquanto técnico, é importante agregar esse conhecimento para levar aos nossos agricultores”, ressalta a engenheira agrônoma.

Todo conhecimento adquirido será compartilhado com produtores de todo o Estado.
Todo conhecimento adquirido será compartilhado com produtores de todo o Estado.

Quem também destacou a oportunidade e está ansiosa para transmitir todo o conhecimento adquirido é a engenheira agrônoma da Emater-RO, atuante em Alto Paraíso, Rosângela Veiga. “Essas capacitações surgem para agregar conhecimento para que a gente possa melhorar a qualidade do café em todo o estado de Rondônia. Em Alto Paraíso, a partir de 2000, o café teve um crescimento exponencial. Estamos trabalhando a qualidade e acompanhando práticas que deram certo é muito importante. São exemplos de que valem a pena”, reforça a técnica da Emater-RO.

Recepcionando os mais de 100 técnicos da Emater-RO, a família Bento não esconde a gratidão pelo destaque que o café e o sítio Rio Limão têm ganhado. Além do esforço da família, o cafeicultor Dione Bento destaca o incentivo por parte do Governo do Estado. “A gente se tornou um exemplo para todo o estado e hoje, no que precisar, a gente está à disposição para repassar tudo o que a gente faz aqui na nossa propriedade. Hoje, tudo o que a gente tem, é graças também ao Governo de Rondônia que ajudou e incentivou; à Emater e demais parceiros. Hoje é um grande prazer para gente poder retribuir”, enfatiza Dione Bento.

De acordo com Dione Bento, foi o Concafé que despertou a atenção da família para a sustentabilidade.
De acordo com Dione Bento, foi o Concafé que despertou a atenção da família para a sustentabilidade.

A missão de compartilhar essa experiência que deu certo é atribuída  também pelo pai de Dione, o senhor Ronaldo Bento. A gente acabou se tornando um modelo para outros produtores e isso é gratificante e ao mesmo tempo aumenta a nossa responsabilidade. A gente precisa mostrar que vai além do plantio e da colheita do café. Precisamos estar preocupados com o reflorestamento, a preservação do meio ambiente. “E o diferencial é esse, a responsabilidade que cada um precisa ter”, completa Ronaldo Bento.

CONCAFÉ 2021
Nesta edição, o 6º Concafé será realizado no Complexo Beira Rio, às margens do rio Machado, em Cacoal. Na sexta-feira (22) é o grande dia, quando está programada para às 9h a cerimônia de premiação dos vencedores do Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia. Pela manhã, serão conhecidos os melhores cafés robustas do Estado e premiadas as propriedades mais sustentáveis. Ao todo, 237 inscrições foram registradas no Concafé 2021.

Texto: Giliane Perin
Fotos: Giliane Perin
Secom – Governo de Rondônia

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2021/10/20211022-20-10-2021-tecnicos-da-emater-de-todo-o-estado-conhecem-propriedade-que-e-referencia-em-sustentabilidade-e-qualidade-do-cafe-foto-giliane-perin-4-870x489.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2021/10/20211022-20-10-2021-tecnicos-da-emater-de-todo-o-estado-conhecem-propriedade-que-e-referencia-em-sustentabilidade-e-qualidade-do-cafe-foto-giliane-perin-4-870x489-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciasagricultura familiar,cafeicultura,Concafé,extensionistas,sustentabilidadeDando início às atividades previstas durante a realização da sexta edição do Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (Concafé), 110 técnicos da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Emater-RO), participaram durante toda a tarde de quarta-feira (20), de uma visita técnica à...