amigos-da-Emater-RO-entrega-de-titulos-ALE
Assembleia legislativa homenageia Emater-RO com entrega de títulos de personalidades amigas da Emater-RO

Na manhã deste dia 30 de agosto os deputados de Rondônia realizaram uma sessão solene, comemorativa dos 50 anos da fundação da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater-RO). A homenagem foi proposta pelo deputado Francisco Mende Sá, popularmente conhecido como Chiquinho da Emater, que também presidiu a sessão, que mesmo sendo numa segunda feira ocupou todas as cadeiras disponibilizadas no auditório.

Os deputados entregaram títulos de amigo da Emater-RO para diversas personalidades, entre elas destacamos o ex-deputado e ex-presidente da Assembleia Legislativa, Silvernani Santos. Silvernani teve assento à mesa solene e discursou sobre os cinquenta anos da Emater-RO, sempre fazendo referencia à historia do Estado de Rondônia, sendo ele um dos personagens determinantes ainda vivo dessa historia, ele chegou a Rondônia em 1978, jovem de 21 anos, recém formado em agronomia. Foi contratado pela Aster-RO, onde foi coordenador do escritório local de Jaru, e em 82 foi eleito deputado estadual, função que exerceu por cinco mandatos.

O deputado Chiquinho dividiu a homenagem à Emater-RO com os deputados Adelino Follador, Luizinho Goebel, Cirone Deiró e Ribamar Araújo, e todos manifestaram alegria por ter feito parte de algum modo da historia dessa instituição, fundada em 31 de agosto de 1971, 10 anos antes da criação do estado de Rondônia.  A historia da Emater-RO está diretamente ligada ao desenvolvimento econômico e social de Rondônia, disseram todos os que discursaram na solenidade.

O diretor presidente da Emater-RO Luciano Brandão, agradeceu ao deputado Chiquinho e a todos os deputados pela homenagem que muito honra todo o corpo de empregados da Emater-RO, tanto do presente quanto do passado, também manifestou muita gratidão ao Governador Marcos Rocha que lhe delegou a responsabilidade de dirigir essa instituição cinquentenária, que o deixa tremendamente honrado, afirmou.

O deputado Chiquinho fechou a serie de discursos falando dos cinquenta anos de atividades da Emater-RO, que ajudaram a transformar a economia, antes era baseada no extrativismo, numa potencia produtora que se destaca no cenário produtivo nacional, lembrou que em 1971 a população do território federal de Rondônia era de apenas 150 mil habitantes e o rebanho bovino era de 20 mil cabeças e hoje alcança a cifra de 15 milhões de bovino, segundo dados da agencia Idaron, disse o deputado.

Texto: Enoque de Oliveira

Fotos: Robson Paiva

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2021/08/20210830-presidente-da-emater-50-anos-ale.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2021/08/20210830-presidente-da-emater-50-anos-ale-150x150.jpgAssessoria de Comunicação EMATERAgriculturaDestaquesExtensão RuralNotíciasUltimas notíciasNa manhã deste dia 30 de agosto os deputados de Rondônia realizaram uma sessão solene, comemorativa dos 50 anos da fundação da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater-RO). A homenagem foi proposta pelo deputado Francisco Mende Sá, popularmente conhecido como Chiquinho da Emater, que...