evista eletrônica vai mostrar ações dos trabalhos da Emater-RO nos municípios do Estado e casos de sucesso.
Revista eletrônica vai mostrar ações dos trabalhos da Emater-RO nos municípios do Estado e casos de sucesso.

A Entidade Autárquica Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO) completa 50 anos de existência neste mês de agosto. Ao longo deste tempo, com o trabalho de extensionistas junto aos produtores nas propriedades rurais do estado, houve avanço nos atendimentos, que se tornaram casos de sucesso em Rondônia.

Está evolução, bem como as ações das atividades da Emater-RO nos municípios do estado vão ser mostradas em uma revista eletrônica que está em produção. A revista vai apontar produtores que transformaram suas vidas por meio das ações do Governo de Rondônia, desenvolvidas pela entidade. Além disso, essas ações de trabalho serão apresentadas nas câmaras de vereadores e lideranças de distritos, evidenciando a evolução das propriedades rurais, após orientação técnica.

Anderson Kuhl explica as variadas experiências de sucesso que serão mostradas na revista eletrônica.
Anderson Kuhl explica as variadas experiências de sucesso que serão mostradas na revista eletrônica.

O diretor técnico de planejamento da Emater-RO, Anderson Kühl, diz que a revista terá como foco relatar os cases de sucesso, em parceria com o extensionista e o produtor rural. “Hoje estamos atuando desde o enquadramento, o produtor na agricultura familiar, acompanhando os processos de forma participativa”.

A revista com os “Casos exitosos de Ater”, vai abordar sobre os aspectos econômicos, sociais e ambientais, com relatos de trabalhos que envolvem a extensão rural em Rondônia, com atuações da Emater-RO na agricultura familiar, acompanhando os produtores em processos de forma participativa.

Anderson Kühl destaca que a revista vai retratar a evolução de produtores, desde a formação do território, a emancipação do estado, onde a autarquia esteve presente. “Vamos levando as políticas públicas, sejam elas federais, estaduais ou municipais, sempre em parceria com os produtores. É um compilado de informações técnicas, mostrando de forma efetiva o trabalho da Emater juntamente com o produtor nesse crescimento com cidadania, dignidade e crescimento”.

O diretor-presidente da entidade autárquica, Luciano Brandão, pontua que na revista serão expostos vários casos que ocorreram nas diferentes cadeias produtivas, levando além de informação, estímulo para as pessoas passarem a conhecer e utilizar os serviços da Emater, para melhorar a produção nas propriedades.

CASOS DE SUCESSO

Caso de sucesso envolvendo orientação do plantio do café clonal vai estar na revista.
Caso de sucesso envolvendo orientação do plantio do café clonal vai estar na revista.

Extensionista rural da Emater-RO desde 2010, Aldair José Moreira Júnior salienta que a entidade incentiva a mostrar e levar a extensão rural aos produtores da agricultura familiar e cita o caso da família Pantaleão com o café clonal. “A família tinha poucos pés de café seminal e indiquei o clonal, fiz algumas visitas e por fim, aceitaram plantar 10 mil pés para cinco irmãos, gerando um grande resultado, com colheita de 400 sacas de café e atualmente, estão com mais de 26 mil pés, onde todos os familiares possuem financiamento de gado, vendendo 29 bezerros por ano e tiram 110 litros de leite”.

Anderson Kühl comenta que outros casos de sucesso chamam a atenção, onde o produtor procurou a orientação da Emater-RO para manejar corretamente o solo. “A gente observa que tanto na pecuária de leite, quanto na cafeicultura e na piscicultura, o produtor seguiu à risca, com disciplina e compromisso com as orientações técnicas e gradativas de evolução, que consequentemente aconteceu”.

O diretor técnico explica ainda que dentro da extensão rural, os trabalhos realizados são mensurados a longo prazo, de cinco a dez anos, dependendo do ritmo de cada família.

HISTÓRICO
Desde 1971, a Emater-RO se instalou como uma unidade voltada ao crédito rural, que é uma política pública executada, passando pela transformação de associação, depois empresa pública e hoje, uma entidade autárquica de administração direta do Governo de Rondônia.

Toda essa evolução foi executada devido a importância do produtor e da Emater-RO no desenvolvimento econômico do estado. Vale ressaltar que Rondônia tem uma grande parcela do agronegócio, da agricultura familiar no desenvolvimento da atividade econômica dos municípios

Texto: Richard Neves
Fotos: Irene Mendes, Daiane Mendonça, Ésio Mendes
Secom – Governo de Rondônia
http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2021/08/20210826-projeto-de-agricultura-foto-irene-mendes-emater-1024x645.jpeghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2021/08/20210826-projeto-de-agricultura-foto-irene-mendes-emater-150x150.jpegWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciasagricultura familiar,casos de sucesso,casos exitosos,Emater-RO 50 anos,extensão ruralA Entidade Autárquica Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO) completa 50 anos de existência neste mês de agosto. Ao longo deste tempo, com o trabalho de extensionistas junto aos produtores nas propriedades rurais do estado, houve avanço nos atendimentos, que se tornaram casos...Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia