Nesta data 25 de agosto comemora-se no Brasil o dia do feirante, numa referencia à oficialização da primeira feira ao ar livre, realizada em 1914 em São Paulo, e por oportuno a direção da Emater – RO congratula-se com todos os feirantes de Rondônia, que na sua maioria tem origem na agricultura familiar ou de fato são agricultores, que cultivam principalmente frutas e verduras. E além do trabalho do cultivo da terra, madrugam nos dias de feira para apresentar e comercializar sua produção junto aos consumidores dos centros urbanos.

FEIRA DE RUA ALTO PARAISO (2)
A Emater-RO participou da implantação das principais feiras dos municípios de Rondônia

As feiras livres são mais que eventos econômicos onde se juntam comerciantes e consumidores para negociarem em espaço público os mais diversos produtos, principalmente alimentos. São eventos essenciais para a regulação do mercado e abastecimento das cidades com alimentos frescos e saudáveis. As feiras fazem parte da cultura do povo brasileiro e oportunizam as mais diversas manifestações da cultura popular, desde a produção literária através da literatura de cordel e artesanato, até apresentações artísticas como teatro de bonecos e outros.

Em Rondônia a maioria das feiras livres tiveram a participação da Emater-RO na sua criação, assim foi em Ariquemes, Ouro Preto, e outros municípios. Durante muitos anos o cadastramento dos feirantes na principal feria de Pimenta Bueno, foi uma atribuição da Emater-RO, delegada pela prefeitura municipal.

Em Porto Velho, Cacoal, e também em municípios menores, por iniciativa dos produtores e orientação da Emater-RO foram criadas feiras especificas para a agricultura familiar, chamadas de feira do produtor, que invariavelmente se tornaram feiras livres, seguindo uma tendência natural das atividades de mercado.

A Emater-RO parabeniza e agradece a todos os feirantes de Rondônia, nesta data especial, pelo importante serviço prestado à sociedade. Nosso serviço de assistência técnica e extensão rural mantêm a disposição dos agricultores e feirantes o mesmo apoio dedicado nestes 50 anos de atividades da Emater-RO.

Texto: Enoque de Oliveira

Fotos: Irene Mendes

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2021/08/20210825-whatsapp-image-2021-08-24-at-14-46-33-1024x680.jpeghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2021/08/20210825-whatsapp-image-2021-08-24-at-14-46-33-150x150.jpegAssessoria de Comunicação EMATERDestaquesExtensão RuralNotíciasUltimas notíciasNesta data 25 de agosto comemora-se no Brasil o dia do feirante, numa referencia à oficialização da primeira feira ao ar livre, realizada em 1914 em São Paulo, e por oportuno a direção da Emater – RO congratula-se com todos os feirantes de Rondônia, que na sua maioria tem...