Laboratórios móveis do programa “Peixe Saudável” visitam vários municípios de Rondônia.
Laboratórios móveis do programa “Peixe Saudável” visitam vários municípios de Rondônia.

Com a finalidade de fomentar a sanidade aquícola do Estado, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), vem coordenando os laboratórios móveis do programa “Peixe Saudável” em todo o Estado. As incursões dos veículos equipados levam profissionais do setor para realizarem análises da qualidade dos peixes e da água, além de oferecer outros serviços de capacitação e experiência técnica.

Por meio dos laboratórios, técnicos e piscicultores são preparados, além da atuação para que empreendimentos relacionados a produção aquícola superem as pendências legais, a fim de obterem a regularização ambiental definitiva.

O “Peixe Saudável” já passou pelas regiões do Cone Sul, Rio Machado e está agora na Zona da Mata, atendendo inicialmente, o município de Rolim de Moura com serviços de coleta, conservação e análise de amostras de água e peixes. Também são ministradas palestras sobre boas práticas de manejo, aprimorando o conhecimento de aquicultores. O programa abrange as demais cidades do Estado por onde o labortatório móvel passa.

Além da coordenação, a Seagri foi responsável por conceber os laboratórios que, por sua vez, foram adquiridos com recursos da Superintendência Estadual Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi) e do Fundo de Investimento e Desenvolvimento Industrial do Estado de Rondônia (Fider), via descentralização à Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater). O próximo território a ser visitado pelos laboratórios móveis será o Vale do Guaporé, com data a ser confirmada.

À frente da missão, estão os técnicos da Emater -RO, Vinícius Peres Pedroti e Bruna Lucieny Temponi dos Santos. Pedroti, da Regional de Ariquemes, é engenheiro de pesca; Lucieny, engenheira agrônoma especialista em piscicultura.

Técnico demonstra manejo eficaz do peixe.
Técnico demonstra manejo eficaz do peixe.

Eles deixam claro que essas missões têm o objetivo de auxiliar os técnicos dos escritórios locais na regularização dos empreendimentos de piscicultura, fazendo análises sobre eventuais pendências junto à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam).
O programa pretende levar os conceitos de boas práticas de manejo aos piscicultores ao mesmo tempo em que promove capacitação continuada aos técnicos da Emater-RO que atendem os produtores do setor. “Com esse trabalho a gente capacita nosso corpo técnico. E com isso nós aumentamos o nível de atendimento aos piscicultores. São orientações de manejos básicos, boas práticas de produção. O produtor, recebendo as orientações técnicas e as aplicando, pode desenvolver melhor sua produtividade”, declarou Bruna Lucieny.

Vinícius Pedroti revelou o desenvolvimento dos serviços relacionados ao laboratório móvel ligado ao programa “Peixe Saudável” abordando como as propriedades são escolhidas para serem atendidas.

Laboratorio_Movel_Peixe_Saudavel_8_EMATER-570x428“As propriedades são selecionadas a partir do escritório local da Emater-RO e com isso o técnico vai até a região onde há a realização do atendimento ao produtor ao mesmo tempo em que capacitamos os colegas”, acrescentou.

Alexandre Juliatti Venturoso, gerente regional da Emater-RO na Zona da Mata é um dos responsáveis por acompanhar a equipe do programa nas propriedades na região, ela detalha que, “esta semana estamos recebendo a equipe de trabalho dos laboratórios móveis da piscicultura, passando pelos municípios de Rolim de Moura, Santa Luzia d’Oeste, Alta Floresta d’Oeste, Novo Horizonte e Nova Brasilândia. A empreitada tem sido um sucesso sob o ponto de vista técnico porque técnicos e produtores estão muito satisfeitos, aprendendo de maneira objetiva a lidar tanto com água quanto com o peixe”, finalizou.

Texto: Vinicius Canova
Fotos: Alexandre Juliatti Venturoso
Secom – Governo de Rondônia
http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2021/08/20210831-laboratorio_movel_peixe_saudavel_3_emater-870x580-1-1024x644.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2021/08/20210831-laboratorio_movel_peixe_saudavel_3_emater-870x580-1-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciasCom a finalidade de fomentar a sanidade aquícola do Estado, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), vem coordenando os laboratórios móveis do programa “Peixe Saudável” em todo o Estado. As incursões dos veículos equipados levam profissionais do setor para realizarem análises da...