O estado de Rondônia possui uma área plantada de 12 mil hectares de cacau, de acordo com dados da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), e a quase totalidade destes cultivos, são de plantas convencionais, originárias de sementes, que aos poucos estão sendo substituídas por clones de alto rendimento, à semelhança do que vem ocorrendo de modo acelerado na cafeicultura. cacau-cultivo

A lavoura do cacau em Rondônia deverá tomar novo impulso a partir das iniciativas do Governo do Estado através da Seagri, que tem se juntado à Comissão Executiva  do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e à Emater-RO, para incentivar os produtores a substituir os 12 mil hectares de cacau plantados no Estado, por plantas originárias de clones, altamente produtivos, trazidos do estado da Bahia.

A exemplo do que está acontecendo na cultura do café, cujas lavouras em alguns casos até triplicaram a produtividade, puxando o crescimento da produção, que em 2013 era de 1.357.000 sacas, e em 2019 chegou a 2.122.000 sacas de café. A mesma evolução é esperada para a cultura do cacau, cuja produtividade média no estado, em lavouras convencionais, originárias de sementes, é de 530kg por hectare segundo dados da Seagri/Emater-RO, mas em lavouras originárias de clone chega-se a produzir até 3000kg por hectare.

Considerando-se os dados acima, tem-se uma perspectiva otimista para a cultura do cacau em Rondônia, ainda mais, quando se verifica que o cacau é uma planta nativa da Amazônia, compatível com todos os modelos de sistemas agroflorestais. E que pode ser contada para fins reposição florestal, apoiando o produtor na solução de questões ambientais.

fruto-de-cacau
No cacau quanto maior for o número de sementes no fruto maior será a produtividade

O cacau é uma cultura que possibilita um enorme leque de oportunidades para agregação de valores no processamento do produto, desde a produção artesanal de chocolates, licores e geléias até a comercialização de amêndoas  em grande escala, para as indústrias de outros estados e países, favorecendo a economia rondoniense, com a entrada de divisas.

Em um esforço comum o secretário de agricultura Evandro Padovani, o diretor-presidente da Emater-RO, Luciano Brandão e o superintendente da Ceplac têm buscado investir na divulgação das tecnologias de melhoria da produção cacaueira, utilizando todas as vitrines disponíveis, e recursos humanos. Para tanto, já foram capacitados 73 técnicos da Emater-RO, de todos os municípios, para orientar os produtores interessados em revitalizar suas lavouras ou formar novos cultivos, com o uso da tecnologia clonal de propagação de plantas.

Texto: Enoque de Oliveira
Fotos: Irene Mendes

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2020/01/fruto-na-planta.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2020/01/fruto-na-planta-150x150.jpgAssessoria de Comunicação EMATERDestaquesExtensão RuralNotíciasUltimas notíciascacau,cacauiculturaO estado de Rondônia possui uma área plantada de 12 mil hectares de cacau, de acordo com dados da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), e a quase totalidade destes cultivos, são de plantas convencionais, originárias de sementes, que aos poucos estão sendo substituídas por clones de alto rendimento,...