Os extensionistas da Emater-RO em alguns municípios do estado de Rondônia utilizam o programa de rádio, como método educativo, para orientar a adoção de tecnologias agrícolas para agricultores familiares. Na região do Cone Sul, no município de Vilhena, o programa de rádio, Emater e o Campo, foi retomado por iniciativa do extensionista e gerente regional Alessandro Pedralli, e tem apresentação de Cleverson Oliveira dos Santos que formalizou uma parceria com empresas privadas para custear o espaço locado da emissora. programa-de-radio-machadinho1

E a mesma fórmula se repete nos municípios de Novo Horizonte, onde o programa tem apresentação do extensionista José Aparecido, o Zezinho, em Cabixi o apresentador é Márcio Perini, no município de Espigão do Oeste o programa é veiculado com o nome de “Emater Rural” com mais de 4 anos no ar e é apresentado pelo extensionista Erik Nogueira. Em Machadinho do Oeste o apresentador é o extensionista Gilberto Santana. Neste município o programa conserva o nome Emater e o Campo, e incluiu um quadro chamado Momento Idaron, fazendo jus à parceria entre os órgãos, o programa é feito com a participação de técnicos da Emater-RO e da Agência local da Idaron.

Mesmo com a popularização da televisão, através da antena parabólica nas áreas rurais, e o surgimento da internet, o rádio continua a ser o veículo de comunicação mais ouvido pelos agricultores, por ser um meio de comunicação de baixo custo, que não depende de antenas especiais ou pagamento de mensalidades para acessá-lo.

O programa de rádio na extensão rural facilita a comunicação do técnico com seu público e estabelece um vínculo do ouvinte com o técnico apresentador, que faz com que o produtor e sua família memorize a periodicidade do programa e fique atento para não perder as informações trazidas através do rádio.

Agora com o uso dos aplicativos de internet o produtor tem ainda a possibilidade de ouvir o programa de rádio gravado para esta plataforma, no portal youtube, e aplicativos para smartphones. E segundo estudo feito para o planejamento anual da Emater-RO, Proater, 42% dos agricultores cadastrados pela Emater-RO já possuem acesso a rede mundial de computadores.

Programa-de-radio-machadinho
O rádio na extensão rural facilita a comunicação urgente e estimula a adoção de tecnologias pelo agricultor.

A chegada da internet ao campo não inviabiliza a transmissão da informação via rádio, pelo contrario potencializa este veículo, que sempre foi considerado um método eficaz de comunicação entre o extensionista e o agricultor assistido, facilitando a transmissão de informações urgentes e o estimulo a adoção de tecnologias modernas nas lavouras e criações de diferentes espécies, é o que diz o extensionista Gilberto Santana de Machadinho do Oeste.

 

Texto: Enoque de Oliveira
Fotos: Arquivo Emater-RO

 

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2020/01/Programa-de-radio-machadinho.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2020/01/Programa-de-radio-machadinho-150x150.jpgAssessoria de Comunicação EMATERDestaquesNotíciasUltimas notíciasRádio na extensão ruralOs extensionistas da Emater-RO em alguns municípios do estado de Rondônia utilizam o programa de rádio, como método educativo, para orientar a adoção de tecnologias agrícolas para agricultores familiares. Na região do Cone Sul, no município de Vilhena, o programa de rádio, Emater e o Campo, foi retomado por...