foto-presidencia
visitantes do Pará conhecem casos de sucesso de agricultores assistidos pela Emater-RO

O secretário municipal de agricultura de Paraopebas, cidade do sul do Pará, Elson Cardoso, veio a Rondônia para conhecer casos de sucesso de agricultores assistido pela Emater-RO, com ele vieram mais três técnicos, que atuam no serviço de atendimento aos agricultores familiares do município, a equipe paraense está visitando diversas propriedades rurais com produção de leite , grãos, café, frutos, e peixes para formar opinião sobre a instalação de projetos similares no estado paraense.

Os visitantes foram recepcionados pelo secretário de estado da agricultura Evandro Padovani e pelo presidente da Emater-RO Luciano Brandão da Emater-RO, que fizeram uma explanação sobre os projetos de desenvolvimento para o setor rural rondoniense, o presidente da Emater-RO indicou um técnico para acompanhá-los, em Candeias do Jamari conheceram uma lavoura de café clonal, e receberam explicações sobre os índices de produtividade alcançados pelos produtores assistidos pela Emater-RO,

Os paraenses ficaram bem impressionados com as lavouras visitadas, especialmente com o café, que ainda não é uma cultura intensamente trabalhada por eles, a propriedade onde conheceram a lavoura de café clonal pertence ao agricultor Paulo Zeferino que também cultiva cacau, outra lavoura de interesse da equipe, já que esse produto faz parte da pauta de exportação do Pará, mas ainda não explorado em Paraobebas.

Outra cultura de grande interesse dos visitantes, e que é um dos pontos fortes da agropecuária rondoniense, é a bovinocultura de leite. E nesta cultura tiveram a oportunidade de conhecer diferentes níveis tecnológicos, visitaram pastejos rotacionados e irrigados, criações alimentadas com silagem e instalações ainda em construção para o uso da criação no sistema compost barns, modelo de criação de gado leiteiro confinado, onde os animais circulam livremente pelo ambiente do galpão.5

Após as visitas de campo eles ainda têm agenda com técnicos e dirigentes da Ceplac, superintendência Rondônia, e com pesquisadores na sede da Embrapa, campo experimental de Rondônia. Depois das visitas a campo o secretário Elson Cardoso agradeceu as autoridades de Rondônia, pela acolhida e manifestou interesse de convidar técnicos de Rondônia para ministrarem palestras para agricultores de seu município.

Texto: Enoque de Oliveira

Fotos: Robson Paiva

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2019/09/DSC_00661.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2019/09/DSC_00661-150x150.jpgAssessoria de Comunicação EMATERNotíciasO secretário municipal de agricultura de Paraopebas, cidade do sul do Pará, Elson Cardoso, veio a Rondônia para conhecer casos de sucesso de agricultores assistido pela Emater-RO, com ele vieram mais três técnicos, que atuam no serviço de atendimento aos agricultores familiares do município, a equipe paraense está visitando...