DSC_0028-(1)
o projeto Reviverde possibilitará aos produtores executar o programa de recuperação ambiental, das áreas identificadas no CAR.

Esta semana Rondônia recebeu uma nova equipe do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Economico e Social), na verdade uma missão técnica para análise do Projeto Reviverde para Regularizaçao Ambiental. O projeto recebeu este nome, “Reviverde”, por razões obvias, de sua finalidade que é a recuperação de áreas degradadas, para incorporação ao sistema produtivo do Estado.
O projeto já passou por diversas fazes e recebeu diferentes consultorias e análises, tanto por parte do BNDES, como do ministério do meio ambiente e dos órgãos participantes em Rondônia, Secretaria do Desenvolvimento Ambiental, Seagri, Emater-RO e outros, estando agora numa faze pré-assinaturas do contrato disse a engenheira agrônoma Vaneide Rudnick.
Quando estiver em execução este projeto deverá atender 10.044 propriedades rurais de Rondônia, com subsídios para recuperação de áreas degradadas ou encapoeiradas, trazendo-as de volta ao processo produtivo, ou isolando-as para regeneração e reincorporarão às reservas naturais da propriedade.
O projeto trás benefícios diretos à economia do Estado e aos produtores rurais, porque promove a regularização ambiental das propriedades, facilitando o acesso dos produtores ao crédito e melhorando a imagem do Estado e dos produtos rondonienses no mercado mundial, que cobra garantias de sustentabilidade do ambiente de produção de seus fornecedores.
Os recursos previstos inicialmente para custear as ações de recuperação ambiental são do Fundo Amazônia, geridos pelo BNDES e oriundos de contratos com o governo alemão. O montante destinado para a recuperação das áreas desmatadas e deixadas sem uso produtivo satisfatório, é da ordem de 62,5 milhões de Reais.
A equipe técnica do BNDES composta pela analista Ludmila Costa, a gerente do Fundo Amazônia Ana Paula Almeida e do assessor jurídico Luiz Henrique Bevilaqua, foi recebida na Emater-RO pelo Presidente da autarquia Luciano Brandão, acompanhado de sua equipe técnica, que prestaram os esclarecimentos necessários.

Texto:  Enoque de Oliveira DRT 913

Fotos: Robson Paiva DRT 1339/RO

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2019/09/DSC_0041.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2019/09/DSC_0041-150x150.jpgAssessoria de Comunicação EMATERDestaquesExtensão RuralNotíciasUltimas notíciasEsta semana Rondônia recebeu uma nova equipe do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Economico e Social), na verdade uma missão técnica para análise do Projeto Reviverde para Regularizaçao Ambiental. O projeto recebeu este nome, “Reviverde”, por razões obvias, de sua finalidade que é a recuperação de áreas degradadas, para...