A Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO) comemora no dia 31 de agosto, 47 anos de instalação no estado. Criada com a promessa de desenvolvimento voltada para o setor agropecuário familiar, a entidade foi uma das principais responsáveis pelo crescimento social e econômico rural. A data foi comemorada nesta sexta-feira, em solenidade simples, em frente do palácio Rio Madeira.

Emater-RO: fortalecida e consolidada como uma das entidades de maior influência no meio rural.
Emater-RO: fortalecida e consolidada como uma das entidades de maior influência no meio rural.

O evento reuniu empregados, autoridades e agentes parceiros da instituição para homenagear a entidade que há mais de quatro décadas desenvolve um papel primordial para o desenvolvimento agroeconômico do estado. “Se o estado de Rondônia é hoje um grande produtor de alimentos, como o café que até prêmios já ganhamos, isso deve-se ao trabalho realizado pelos extensionistas da Emater ao longo dos anos”, disse o governador Daniel Pereira, que prestigiou o evento.

A Emater-RO foi, sem dúvidas, um instrumento muito importante para que Rondônia se tornasse o estado pujante que é hoje. Ao longo dos anos, trabalhando lado a lado com agricultores familiares, a extensão rural tem desempenhado um papel de destaque na vida das famílias no campo e no desenvolvimento da agricultura rondoniense.

Mas, se na década de 70 Rondônia vivenciou os anos dourados da assistência técnica e extensão rural, em 1990 amargou uma das fases mais críticas da história. A extinção da Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Embrater), órgão que coordenava os serviços de Ater no país, trouxe um desmonte muito grande nas estratégias metodológicas de formação de extensionistas e na implementação das políticas públicas de desenvolvimento agropecuário. Isso fez com que o Estado assumisse os serviços de assistência técnica e extensão rural, mas como a sociedade primava pela saúde e educação, a extensão rural ficou aquém de seus primeiros anos.

Com o passar dos anos e as transformações promovidas pela globalização, as famílias rurais passaram a ter mais acesso à informação, transformando-se em uma população mais consciente e exigindo uma produção tecnificada, de qualidade, além da preocupação com as questões ambiental que também começaram a surgir. Essa transição trouxe novos desafios para a extensão rural que precisou rever seu papel na sociedade.

Produtos da agricultura familiar.
Produtos da agricultura familiar.

Hoje, fortalecida e consolidada como uma das entidades de maior influência no meio rural, a Emater-RO chega aos 47 anos com grandes perspectivas e preparada para enfrentar os desafios advindos com a globalização e com os novos anseios da família rural.  “Temos dois grandes desafios pela frente”, disse a diretora-presidente da Emater-RO, Albertina Marangoni, salientando que um deles é tornar o estado de Rondônia autossuficiente na produção de alimentos e o outro acompanhar a tecnologia, a modernização e as inovações exigidas pelas famílias no campo.

Por fim, o governador Daniel Pereira foi homenageado com um cesta de produtos da agricultura familiar entregue pela agricultora Lenir Barbosa da Silva, representando todos os agricultores familiares do estado de Rondônia.

Texto: Wania Ressutti
Jornalista – SRTE/DRT/RO-959
Fotos: Irene Mendes
Repórter fotográfica – SRTE/DRT/RO-368
EMATER-RO
http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2018/10/DSC_0286.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2018/10/DSC_0286-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciasassistência técnica rural,Emater-RO 47 anos,extensão ruralA Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO) comemora no dia 31 de agosto, 47 anos de instalação no estado. Criada com a promessa de desenvolvimento voltada para o setor agropecuário familiar, a entidade foi uma das principais responsáveis pelo crescimento social e...