Cultura de grande importância no desenvolvimento de Rondônia na década de 1970, a lavoura cacaueira retoma seu lugar entre as potencialidades econômicas do estado. A inserção de novas tecnologias é apenas uma das estratégias utilizadas para o fortalecimento da cultura e vem atraindo a atenção de produtores familiares que buscam a diversificação da produção em sua propriedade. Extensionistas da Emater-RO, técnicos da Ceplac e da iniciativa privada, acadêmicos e produtores rurais têm se reunido em uma ação que visa resgatar a importância do cultivo do cacau com aplicação de novas tecnologias de manejo integrado e verticalização da produção.

Cacau: consumo e apreciado em várias partes do mundo.

Originário da bacia do Rio Amazonas, o cacau já era cultivado pelos índios, principalmente os Astecas, no México, e os Maias, na América Central que o cultuavam como uma planta sagrada. No Brasil, o cultivo foi introduzido em 1679, com a Carta Régia que autorizava os colonizadores a plantá-los em terras brasileiras.

Apesar das diversas tentativas fracassadas devido à pobreza dos solos paraenses, em 1780 o Pará chegou a produzir mais de 100 arrobas de cacau. Entretanto, o cultivo não vingou, tornando-se apenas mais uma atividade extrativista.

Plantado na Bahia em 1746, o cacau se adaptou bem ao clima e solo local, levando a Bahia a se tornar o maior produtor de cacau do Brasil. Hoje o estado baiano produz 90% do cacau brasileiro, seguido pelo Espírito Santo, com 3,5%, ficando a Amazônia em terceiro maior produtor de cacau com 1,5% da produção nacional.

Semana-do-Cacau_001-foto-IRENE-MENDES
Resgate da lavoura cacaueira.,

O cacau é um produto muito consumo e apreciado em várias partes do mundo. O chocolate puro extraído do fruto contém flavonóides, substancia que contribui na redução da oxidação das células, o que o faz ser considerado um alimento nobre.

Em Rondônia, o resgate da cultura vem sendo intensificado desde 2015, com a introdução de novos clones com características mais propícias para a região amazônica. Eventos como a Semana do Cacau, realizada em meados de agosto deste ano em Ouro Preto do Oeste têm reunido técnicos, extensionistas e produtores rurais para levar conhecimentos teóricos sobre enxertia, produção de mudas, pragas e doenças, adubação, produção e comercialização do produto.

Com isso, a Emater-RO, em parceria com a Ceplac, está contribuindo para a melhoria da qualidade das plantações de cacau no estado e incentivando a implantação de novas lavouras com práticas de manejo adequadas e inserção de tecnologia ao produtor familiar.

Jornalista – SRTE/DRT/RO-959
Fotos: Irene Mendes
Repórter fotográfica – SRTE/DRT/RO-368

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2018/10/Semana-do-Cacau_002-foto-IRENE-MENDES.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2018/10/Semana-do-Cacau_002-foto-IRENE-MENDES-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciascacau,práticas tecnológicas,resgate da culturaCultura de grande importância no desenvolvimento de Rondônia na década de 1970, a lavoura cacaueira retoma seu lugar entre as potencialidades econômicas do estado. A inserção de novas tecnologias é apenas uma das estratégias utilizadas para o fortalecimento da cultura e vem atraindo a atenção de produtores familiares que...