Agricultores familiares da chamada pública do café participaram, nesta semana, em Ouro Preto do Oeste, de ciclos de palestras sobre atividades voltadas para a cafeicultura, piscicultura e bovinocultura de leite. As palestras foram realizadas no parque de exposições local e reuniu cerca de 90 cafeicultores familiares.A chamada pública do café é um programa de incentivo implementado pela Sead e executado pela Emater-RO.A chamada pública do café é um programa de incentivo implementado pela Sead e executado pela Emater-RO.

O primeiro dia do ciclo foi voltado especificamente para a cultura do café e contou com temas como: ¬Implantação de lavoura e produção de mudas clonais ministradas pelo engenheiro ambiental, Francisco Celestino, extensionista da Emater-RO; Caso de sucesso: a história dos Baianos de Alvorada do Oeste, apresentado pelo também extensionista  e gestor ambiental da Emater-RO, Ronivon Pomarolli, e Principais doenças no cafeeiro no 1º e 2º ano após o plantio, com a engenheira agrônoma Maria Fernanda, da Idaron.

Nos últimos dois anos Ouro Preto do Oeste tem atravessado momentos de transição na cafeicultura, passando de lavouras seminais para lavouras clonais. A transição deu-se após os trabalhos iniciados na chamada pública do café – programa de incentivo do governo federal implementado por meio da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento (Sead) e executado pela Emater-RO. Após a implantação dessas lavouras na região os agricultores receberam orientação dos extensionistas para aplicação dos tratos culturais necessários, visando o aumento de 10 sacas de café por hectare.

Em 2018 deverão ser distribuídas 140.000 mudas de café clonal.
Em 2018 deverão ser distribuídas 140.000 mudas de café clonal.

Em 2016, como incentivo à ampliação do plantio no estado, o governo rondoniense, por meio da Seagri e Emater-RO, distribuiu 10.000 mudas de café clonal para Ouro Preto do Oeste. Neste ano, através de emenda parlamentar do deputado estadual Marcelino Tenório, foram distribuídas 45.000 mudas.

Para o plantio 2017/2018 já estão previstas a distribuição de 140.000 mudas de café clonal para atender aos agricultores familiares de Ouro Preto do Oeste e do distrito de Rondominas. Essa tendência deve chegar também ao cacau, que vem recebendo grande incentivo na produção de clones. “Tenho em vista que todos os plantios serão com visão para essa tecnificação”, prevê a extensionista da Emater-RO, Ana Paula dos Santos Rocha, responsável pelo programa no município.

As palestras sobre piscicultura e bovinocultura leiteira serão ministradas respectivamente, nesta sexta (15) e sábado (16), durante a 13ª Festa Agropecuária de Ouro Preto do Oeste.

Wania Ressutti
Jornalista – SRTE/DRT/RO-959
Fotos: Esloc Ouro Preto do Oeste
EMATER-RO
http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2017/09/Ciclo-de-palestras-visa-fortalecer-atividades-produtivas-na-agricultura-familiar_001-01-foto-EMATER-ro.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2017/09/Ciclo-de-palestras-visa-fortalecer-atividades-produtivas-na-agricultura-familiar_001-01-foto-EMATER-ro-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciascafé,cafeicultura,chamada pública,palestrasAgricultores familiares da chamada pública do café participaram, nesta semana, em Ouro Preto do Oeste, de ciclos de palestras sobre atividades voltadas para a cafeicultura, piscicultura e bovinocultura de leite. As palestras foram realizadas no parque de exposições local e reuniu cerca de 90 cafeicultores familiares.A chamada pública do...