Com objetivo de aperfeiçoar os conhecimentos relativos à produção com bases agroecológicas entre os agricultores familiares, extensionistas da Emater-RO realizaram em Ministro Andreazza, um curso sobre agroecologia, adubação, controle de pragas e manejo alternativo. O curso foi realizado nos dias 11 e 12 de setembro, na propriedade do Senhor Sebastião Vicente, localizada na Linha 03, setor Santa Rita.

Segundo as extensionista da Emater-RO local, Ivani Rosa Calixto e Rivani Sena Rossi, esta ação visou potencializar as práticas de adubação, e conferir maior eficiência aos métodos de controle de pragas, além de enfatizar práticas de adubação orgânica. “A finalidade é propagar técnicas de produção natural, adubos orgânicos defensivos e adubação alternativa, buscando o fortalecimento da saúde do solo, tanto física quanto química e, principalmente, biológica, sem esquecer o protagonismo da mulher do jovem, e o fortalecimento da família como núcleo da sociedade.”

O curso ministrado pelo extensionista da Emater de Cacoal, engenheiro agrônomo Jaime Martim Miranda Caldas para 14 famílias de agricultores. Durante o curso eles aprenderam a produzir, em atividades teóricas e práticas, biofertilizantes, inseticidas alternativos, fungicidas e produtos homeopáticos, além de sua utilização de forma correta.

O interesse pelas práticas sustentáveis foi uma opção dos produtores da região, tanto que os mesmos estão fazendo a transição da agricultura convencional para a agricultura agroecológica. O resultado esperado pela equipe da Emater-RO é contribuir na condução dessa transição, nas culturas e na propriedade de forma ambientalmente correta e saudável. “Além de ser essa uma tendência, essa forma de produzir se faz necessário tanto para preservação dos recursos naturais quanto para garantir a segurança alimentar e a qualidade de vida.”

Wania Ressutti
Jornalista – SRTE/DRT/RO-959
Fotos: Esloc Ministro Andreazza
EMATER-RO
http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2017/09/Agroecologia-MA_003-capa.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2017/09/Agroecologia-MA_003-capa-150x150.jpgWania RessuttiGaleria de Fotosadubação,agreocologia,controle de pragas,manejo,sustentávelCom objetivo de aperfeiçoar os conhecimentos relativos à produção com bases agroecológicas entre os agricultores familiares, extensionistas da Emater-RO realizaram em Ministro Andreazza, um curso sobre agroecologia, adubação, controle de pragas e manejo alternativo. O curso foi realizado nos dias 11 e 12 de setembro, na propriedade do Senhor...