Os agricultores familiares do distrito de Extrema receberam da Emater-Ro no inicio deste mês de setembro um curso de produção agroecológica de hortaliças, o trabalho dos extensionistas beneficiou 11 famílias agricultoras.

O curso foi organizado e ministrado pelo engenheiro agrônomo e extensionista rural Mário Newmann, que buscou enfatizar para os produtores e jovens rurais participantes do curso os princípios fundamentais para uma produção sustentável de hortaliças com destaque para as questões de segurança alimentar e a Geração e Diversificação de Renda das famílias.

O curso também enfatizou a segurança da mão de obra, que no caso da agricultura familiar é quase toda da família próprio produtor, e cuidados com o meio ambiente. Para fixar estes conceitos foram ministradas aulas teóricas e praticas onde os participantes aprenderam a manipular os insumos usados na produção.

Com as técnicas aprendidas no curso os produtores estão capacitados para ampliar suas hortas utilizando apenas produtos naturais e compostos orgânicos, preparados com materiais disponíveis na propriedade, que auxiliam tanto na fertilização do solo quanto na proteção de plantas contra o ataque de insetos.

Os produtores aprenderam a fazer diversos tipos de compostagem, composto laminar, substrato orgânico, e biofertilizantes aeróbicos e anaeróbicos; além de diversas caldas, defensivos naturais, entre elas a calda bordalesa, calda sufocálcica e outros compostos como o querobão e demais soluções preparadas com plantas como: Nim Indiano, cebola, pimenta, primavera, cravo de defunto, urtiga, cansanção, timbó, e também outros matérias tipo leite, urina de vaca, entre outros produtos ou resíduos disponíveis na propriedade, explicou Mario Neumann.

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2017/09/Extrema-agroecologico4.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2017/09/Extrema-agroecologico4-150x150.jpgAssessoria de Comunicação EMATERGaleria de FotosOs agricultores familiares do distrito de Extrema receberam da Emater-Ro no inicio deste mês de setembro um curso de produção agroecológica de hortaliças, o trabalho dos extensionistas beneficiou 11 famílias agricultoras. O curso foi organizado e ministrado pelo engenheiro agrônomo e extensionista rural Mário Newmann, que buscou enfatizar para os...