Cerca de 500 mulheres estiveram reunidas, nesta última quarta-feira (28), no Rondon Palace Hotel, para discutir políticas de ação integral à mulher. O Fórum teve por foco principal sensibilizar a sociedade sobre a importância de detecção precoce de doenças como o câncer de mama e de colo de útero.

Forum-discute-cuidados-cam-a-saude-da-mulher_005-foto-IRENE-MENDES
É grande o número de meninas da faixa etária entre 13 e 17 anos que estão apresentando doenças ginecológicas.

O evento foi realizado em parceria entre secretarias de Estado da Saúde (Sesau) e Educação (Seduc), Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa), Emater-RO e Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas. Profissionais das áreas de medicina, enfermagem, psicologia e representantes dos principais programas de atenção à mulher participaram das mesas de discussão aprofundando os temas apresentados e debatendo com a sociedade questões que ainda geram dúvidas.

Uma das estatísticas mais impactantes apresentada pela Dra. Márcia Meira, médica ginecologista, é da existência de um grande número de meninas da faixa etária entre 13 e 17 anos que estão apresentando doenças ginecológicas e até câncer, por mero descuido e desinformação. “A culpa nem sempre é da mãe ou do responsável, mas da sociedade, da cultura, do meio em que a criança vive”, alerta a doutora.

Forum-discute-cuidados-cam-a-saude-da-mulher_001-quadrowebA estatística sobre a incidência de câncer em Porto Velho, apresentada pela médica epidemiologista HBAP, Soraia Cruz, também tem preocupado as autoridades em saúde. O número tem se mantido na média de 254 casos/ano de câncer de mama a cada 100 mil habitantes e 170 casos/ano de câncer de colo de útero por 100 mil habitantes (ver quadro).

Segundo a assessora estratégica Irisvone Magalhães, a preocupação da Emater-RO está em fazer com que essas informações também cheguem ao campo, onde há maior dificuldade de acesso às políticas públicas. “O objetivo das Emater, principalmente das extensionistas sociais, é com a mulher rural e é muito importante que essas informações possam chegar até elas”, diz Irisvone.

Forum-discute-cuidados-cam-a-saude-da-mulher_003-foto-IRENE-MENDES
Discussão aprofundada e debate com a sociedade.

A assistente social, Vânia Rodrigues Fraga, também da Emater-RO, alerta que existem muitos casos dentro da agricultura familiar e que o trabalho que vem sendo feito pelas extensão é muito importante, principalmente para a detecção precoce da doença. “Nós nos preocupamos em socializar as informações, a importância da prevenção e, no caso de detecção, orientar sobre os cuidados necessários e como buscar ajuda através das políticas públicas”, explica Vania.

Além do controle e prevenção das doenças o Fórum de Atenção Integral à saúde da Mulher também discutiu temas sobre planejamento reprodutivo e controle de natalidade; saúde mental na assistência à mulher; e impactos da violência doméstica e familiar, onde cuja contabilidade nacional aponta que, a cada 100 mil, 4,4 mulheres são assassinadas, colocando o Brasil vergonhosamente em 7.º lugar no ranking de assassinatos de mulheres no mundo. (fonte: Conselho Nacional do Ministério Público).

Notícias relacionadas:
Rondônia lança campanha Outubro Rosa no próximo dia 28

 

Wania Ressutti
Jornalista – SRTE/DRT/RO-959
Fotos: Irene Mendes
Repórter fotográfica – SRTE/DRT/RO-368
EMATER-RO
http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2016/09/Forum-discute-cuidados-cam-a-saude-da-mulher_006-foto-IRENE-MENDES.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2016/09/Forum-discute-cuidados-cam-a-saude-da-mulher_006-foto-IRENE-MENDES-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciascâncer de colo de útero,câncer de mama,Emater-RO,Saúde da mulherCerca de 500 mulheres estiveram reunidas, nesta última quarta-feira (28), no Rondon Palace Hotel, para discutir políticas de ação integral à mulher. O Fórum teve por foco principal sensibilizar a sociedade sobre a importância de detecção precoce de doenças como o câncer de mama e de colo de útero. O...