Com o slogan “Cuidar da sua saúde é um gesto de amor à vida”, a Emater-RO, em parceria com as secretarias de Estado da Saúde (Sesau) e Educação (Seduc), Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa) e Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres/Porto Velho, lançam na próxima quarta-feira (28) a campanha Outubro Rosa. A abertura oficial do evento será realizada no auditório do Hotel Rondon Palace, em Porto Velho, e contará com palestras de suma importância voltadas para a saúde da mulher e políticas públicas voltadas à assistência, direito e respeitos ao gênero feminino.

Conscientização e prevenção do câncer de mama.
Conscientização e prevenção do câncer de mama. Palácio Rio Madeira.
Conscientização e prevenção do câncer de mama.
Conscientização e prevenção do câncer de mama.

Segundo informações prestadas pela organização do evento, após o lançamento oficial de abertura da campanha será realizado um Fórum de Atenção Integral à Saúde da Mulher. O objetivo, além de conscientizar sobre os fatores de riscos, das medidas, detecção precoce e prevenção do câncer de mama, será discutir temas relevantes que possam ampliar conceitos, compartilhar saberes e favorecer a humanização do atendimento a fim de fortalecer a política nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PNAISM).

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que, em 2016, haverá uma incidência de 57.960 novos casos de câncer de mama feminino no Brasil e uma taxa bruta de 56,20 para cada 100 mil habitantes. Em Rondônia a previsão é de 190 novos casos e uma taxa de 25,35/100 habitantes, dos quais, somente em Porto Velho, 80 novos casos e uma taxa de 37,49/100 habitantes. Parece pouco, mas não é se considerarmos que de 2014 para cá houve um aumento na taxa de 11,64.

O câncer de mama é o mais incidente na população feminina.
O câncer de mama é o mais incidente na população feminina.

O câncer de mama é o mais incidente na população feminina mundial e brasileira e representa, aproximadamente, 25% dos novos casos a cada ano. Por isso é muito importante que políticas públicas sejam desenvolvidas no intuito de esclarecer a população e oferecer condições de detecção e de medidas preventivas contra a doença.

Durante o Fórum as entidades parceiras estarão levando palestras que serão proferidas por profissionais e especialistas reconhecidas nas diversas áreas de atendimento à mulher. Após cada palestra será realizada um mesa de discussão para debates sobre cada assunto abordado.

Veja abaixo a programação de palestras para o dia 28 de setembro de 2016.

Wania Ressutti
Jornalista – SRTE/DRT/RO-959
Fotos: Irene Mendes
Repórter fotográfica – SRTE/DRT/RO-368
EMATER-RO

Fórum de Atenção Integral à Saúde da Mulher
PROGRAMAÇÃO

08h – Credenciamento

08h30m – Solenidade de Abertura

09h – Câncer de Mama: Um desafio passado, presente e futuro.

Mesa de discussão:
Maillene Rodrigues – Mastologista
Cáris Regina – Gerente Gerreg
Soraia Cruz – Médica Epidemiologista HBAP
Debate de 15 minutos

10h10m – O protagonismo da mulher no cuidado em saúde nas Redes de Atenção em Rondônia.

Mesa de discussão:
Márcia Meira – Médica ginecologista
Milka Miranda Freire – Psicóloga
Kátia Fernanda – Enf. Doutora em Saúde Pública
Debate de 15 minutos

11h20m – Planejamento Reprodutivo X Controle de Natalidade: O respeito aos direitos sexuais e reprodutivos da mulher em Rondônia.

Mesa de discussão:
Elileide Jacome – Enf. AB Porto Velho
Arneide Bandeira – Dra. Antropologia
Debate de 15 minutos

12h30m – intervalo

14h – Saúde Mental na Assistência a mulher: Um olhar sobre a prevenção e cuidado.

Mesa de discussão:
Regina Correia – Coord. Est. Saúde Mental
Thais Campos – Psiquiatra
Priscila Mendes – Psicóloga CAPS II
Debate de 15 minutos

15h30m – Impactos da violência doméstica e familiar: Mitos e estereótipos.

Mesa de discussão:
Elizete Gonçalves – Psicóloga
Kátia Fernanda – Enf. Doutora em Saúde Pública
Itaci Ferreira – Coord. Vigilância das Violências – DVEA/Semusa
Debate de 15 minutos

17h – Encerramento/Coffee Break

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2016/09/DSC_0057.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2016/09/DSC_0057-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciasCom o slogan “Cuidar da sua saúde é um gesto de amor à vida”, a Emater-RO, em parceria com as secretarias de Estado da Saúde (Sesau) e Educação (Seduc), Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa) e Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres/Porto Velho, lançam na próxima quarta-feira (28)...