Desde a tarde de ontem (17), especialistas na classificação e degustação de café estão em Cacoal para avaliar e qualificar a melhor bebida de café de Rondônia. O processo resultará em uma certificação de reconhecimento mundial oferecido pelo instituto de Qualidade de Café (CQI), órgão que trabalha para uma maior qualidade cafeeira.

Após esse processo os Q-Graders darão início à degustação da bebida
Após esse processo os Q-Graders darão início à degustação da bebida

O Sistema Coffee Q, da CQI identifica cafés de qualidade no intuito de levá-los para o mercado com a certeza de um produto de alto padrão. O café recebe uma pontuação levando-se em conta diversos fatores que vão desde a produção até o beneficiamento final do produto para consumo.

Os Q-Graders, como são chamados esses especialistas, chegaram à Cacoal na trade de ontem e já deram início aos preparativos para as avaliações que ocorrem na manhã de hoje (18). Eles receberam as amostras, separaram a quantidade a ser utilizada, fizeram uma triagem com base nas características do produto e promoveram a torra dos grãos. “Eles utilizaram a torra média”, disse Janderson Dalazen, gerente técnico da Emater-RO.

A torra do Café é um dos passos mais importantes na fabricação da bebida, pois ela realça as melhores características de sabor, aroma e acidez de cada grão. A torra média (ou medium) utilizada possui a característica de acentuar o corpo da bebida, deixando-a com um sabor um pouco mais rústico e aveludado. As cores do grão para esse processo variam entre as tonalidades de marrom e marrom avermelhado, após um processo que pode demorar de nove a onze minutos. Esta espécie é a ideal para ser utilizada em coador de pano ou filtro de papel.

A torra do Café é um dos passos mais importantes na fabricação da bebida.
A torra do Café é um dos passos mais importantes na fabricação da bebida.

Após esse processo os Q-Graders darão início à degustação da bebida para avaliação e qualificação. A degustação está sendo realizada na Caba do peixe, Gleba 7, lote 80B, no município de Cacoal, onde serão avaliados e pontuados 20 amostras de café selecionadas para o Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café Canéfora do Estado de Rondônia.

O Concurso é uma realização governo estadual por meio da Seagri, Emater-RO e Idaron, Embrapa-RO e Câmara Setorial do Café de Rondônia, além do apoio de diversos parceiros do setor cafeeiro, com o intuito de promover a melhoria da lavoura cafeeira.

Wania Ressutti
Jornalista – SRTE/DRT/RO-959
EMATER-RO
http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2016/08/QGraders-iniciam-analise-das-amostras-de-cafe_002-WEB.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2016/08/QGraders-iniciam-analise-das-amostras-de-cafe_002-WEB-150x150.jpgWania RessuttiNotíciasUltimas notíciascafé,concurso,Emater-RO,qualidadeDesde a tarde de ontem (17), especialistas na classificação e degustação de café estão em Cacoal para avaliar e qualificar a melhor bebida de café de Rondônia. O processo resultará em uma certificação de reconhecimento mundial oferecido pelo instituto de Qualidade de Café (CQI), órgão que trabalha para uma...