O Estado de Rondônia, visando fortalecer a agroindústria familiar, criou o DECRETO N. 18.686, de 17 de março de 2014, regulamentando a Lei n. 2.412, de 18 de fevereiro de 2011, que cria o Programa de Verticalização da Pequena Produção Agropecuária do Estado de Rondônia – PROVE-RO. O programa estabelece parceria entre instituições governamentais, não governamentais, produtores de base familiar e suas organizações, com o objetivo de incentivar pequenos proprietários rurais a produzir, industrializar e comercializar seus produtos.

       Em Rondônia, os estabelecimentos rurais são predominantemente constituídos de agricultores familiares e a EMATER-RO tem se empenhado no fortalecimento de ações que visam à inclusão no processo de agro industrialização, com a finalidade de agregar valor à produção, gerarem renda, oportunizar trabalho e permanência da família no meio rural.

       Com estrutura técnica qualificada, a EMATER-RO, tem papel fundamental na prestação de assistência técnica para a agricultura familiar, orientando nas etapas de produção, regularização das indústrias e industrialização, tirando-as da informalidade e orientando-as para a legalização junto aos órgãos fiscalizadores, a fim de garantir a comercialização de sua produção em programas de governo e no comércio local.

       Alguns municípios como Ariquemes, Cacoal e Vilhena, já contam com várias agroindústrias legalizadas em diferentes segmentos, entre os quais: polpa de frutas, produtos lácteos, panificação, mel, defumados, frigoríficos entre outros.

       Atualmente existem 253 agroindústrias cadastradas que recebem assistência técnica direta da EMATER-RO.

Caso de Sucesso

       A Agroindústria Dois de Ouro é um exemplo recente da agricultura familiar que acreditou no sonho de levar seu produto com qualidade e certificação à mesa das famílias rondonienses. Localizada no município de Cerejeiras – RO, a agroindústria esta no segmento de abatedouro frigorífico de aves, produzindo frangos. Seguindo as orientações técnicas prestadas pela EMATER-RO, vai iniciar sua produção com capacidade de abate de 100 frangos/dia de abate, podendo aumentar até 500 cabeças/dia de abate.  Todo o trabalho de regularização contou com uma equipe técnica composta por técnicos da SEDAM, EMATER, SEAGRI e IDARON, que com muito compromisso, ética e visão no futuro do programa de agro industrialização, disponibilizaram mais uma agroindústria familiar ao estado de Rondônia. Com a regularização, recebe o selo do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) que lhe confere o direito de comercializar sua produção em todo o estado de Rondônia. Ações como essa têm contribuído para o fortalecimento da agroindústria no Estado e permanência da família no campo.

Fonte: site oficial da EMATER-RO – www.emater-ro.gov.br