Agilizar o processo para que todos tenham o mesmo conhecimento.
Agilizar o processo para que todos tenham o mesmo conhecimento.

O presidente da Emater-RO, Luciano Brandão, em reunião virtual com a equipe do centro gerencial da Emater-RO, lançou nesta segunda-feira, 24, o curso sobre Gerenciamento de Rotinas Administrativas para Licitações, Gestão e Fiscalização de Contratos, Convênios e Atas de Registro de Preço Organizado. A proposta visa padronizar as informações, dando continuidade ao plano de adequação às ações de empresa pública, a qual a Emater-RO está inserida atualmente.

Segundo Brandão, Luciano, a hoje Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), ao longo dos últimos anos, vem passando por adequações para se enquadrar na atual constituição jurídica. “Passamos por diversas transformações que vão desde quando a Emater-RO era uma associação até se tornar uma entidade autárquica, como é hoje, e essa transformação nos trouxe algumas potencialidades, mas também nos trouxe alguns desafios a vencer”, diz o presidente.

Alguns processos ainda não estão de acordo com a atual condição de empresa pública, mas não por culpa de seus colaboradores, mas sim de uma mudança que necessita ser transformada aos poucos, promovendo as adequações necessárias. Assim, para agilizar o processo e, para que todos possam ter o mesmo conhecimento das ações, a diretoria da Emater-RO, com orientação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e da Controladoria Geral do Estado (CGE) decidiu aplicar um curso direcionado ao todos os empregados lotados no centro gerencial em Porto Velho.

O primeiro curso a ser ministrado será sobre Gerenciamento de Rotinas Administrativas para Licitações, Gestão e Fiscalização de Contratos, Convênios e Atas de Registro de Preço Organizado. O treinamento já está disponibilizado para os empregados através do programa de Capacitação de Serviço de Ater (Capes), por meio de plataforma própria da autarquia e cada servidor terá cinco dias para concluir o curso que terá sete módulos com duração de cerca de 45 minutos cada.

Após concluído o curso, o empregado passará por uma avaliação e poderá avaliar o módulo, também. “Sabemos que toda mudança é intrínseca do ser humano e sempre tem algumas pessoas que não querem sair da zona de conforto, mas nossa proposta é incentivar todos os nossos colaboradores para que possam conhecer todo o processo e tenham a oportunidade de contribuir com esse processo de mudança”, explica Brandão.

Luciano diz ainda que o maior problema tem sido exatamente na execução dos processos da Emater-RO, devido a forma diferenciada com que deve ser tratada a administração pública. “Precisamos equipar e reformar os escritórios e isso passa pela eficiência e efetividade de nossos processos e queremos executar, neste ano, 100% do nosso orçamento e, para isso, estamos buscando o apoio de cada um dos administradores que atuam com a gente”.

Texto: Wania Ressutti
Jornalista – MTE-1744/RO
EMATER-RO

Leia mais:
Emater-RO lança plataforma digital para capacitação técnica

Empregados da Emater-RO participam de treinamento motivacional

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2020/08/Capacitacao-empregados_003-08ago2020-24-EMATER-RO.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2020/08/Capacitacao-empregados_003-08ago2020-24-EMATER-RO-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciascapacitação,extensão rural,serviços de AterO presidente da Emater-RO, Luciano Brandão, em reunião virtual com a equipe do centro gerencial da Emater-RO, lançou nesta segunda-feira, 24, o curso sobre Gerenciamento de Rotinas Administrativas para Licitações, Gestão e Fiscalização de Contratos, Convênios e Atas de Registro de Preço Organizado. A proposta visa padronizar as informações,...