Empregados lotados na diretoria técnica e de planejamento da Emater-RO, participaram, na última sexta-feira do Encontro de Inteligência Emocional do Trabalho. O evento foi realizado em uma sala cedida pelo Instituto Federal de Rondônia no campus da unidade da avenida Jorge Teixeira, em Porto Velho. A atividade visa, entre outros, contribuir para o melhoramento pessoal do colaborador dentro e fora do trabalho.

O trabalho tem que vir de forma saudável.

Procurando dar um novo dinamismo aos seus colaboradores, a diretora-presidente da Emater-RO, Albertina Marangoni Bottega, está incentivando os diretores da autarquia a utilizar o mesmo conceito de união e parceria que utilizava quando estava à frente do escritório regional do Território da Zona da Mata. A ideia é fazer com que cada colaborador tenha conhecimento de suas atividades e que tenha prazer ao exercê-las.

Segundo Janderson Dalazen, da Diretoria Técnica e de Planejamento (Ditep), primeiro diretor a executar a atividade, o Encontro de Inteligência Emocional do Trabalho tem por objetivo integrar as três gerências que dirige, apresentar as novas estratégias de trabalho da Ditep e trabalhar com atividades que contribuam para a melhoria do colaborador no seu dia-a-dia, no local de trabalho, com os colegas e com a família. “Queremos proporcionar um momento para reflexão de comportamento, de atitudes, para que o colaborador possa ter controle do seu lado emocional. Quando estamos bem conosco, estamos bem com os outros”, explicou.

Todos os colaboradores da Emater-RO deverão passar por esse treinamento.

Para abrir o encontro a Emater-RO convidou a psicóloga, master coach trainer, Daiane Padovan, da Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico (Febracis). Na oportunidade ela fez uma palestra e trabalhou com os colaboradores questões sobre a inteligência motivacional no trabalho. “O trabalho tem que vir de forma saudável, para somar”, disse a psicóloga, iniciando uma atividade de autoconhecimento emocional.

Durante as três horas em que conversou com os colaboradores da Emater-RO, a master coach Daiane abordou temas como a capacidade de se conectar com si mesmo e com os outros; a importância do autoconhecimento e do controle das emoções; sentimentos e motivação de cada um, permitindo que cada participante olhasse para si mesmo de descobrisse seus receios e anseios. Daiane explica que, o que determina a vida de cada um não é o que acontece com cada um, mas sim o que se faz para que aconteça. “10% do que acontece no nosso dia-a-dia não estão no nosso controle, mas os outros 90% estão. Somos resultados das nossas escolhas”.

"Quando estamos bem conosco, estamos bem com os outros".
“Quando estamos bem conosco, estamos bem com os outros”.

A atividade agradou aos colaboradores da Emater-RO que perceberam que o poder da mudança de comportamento está dentro deles mesmo. Durante as atividades muitos puderam observar, e expressaram isso verbalmente, o sentimento de prazer que pequenas atitudes, como um sorriso para o colega ao lado, ou um simples bom dia pode proporciona. São ações que acabam quebrando uma situação negativa e tornam o ambiente mais leve, mais tranquilo.

Para Albertina, é importante que todos os colaboradores da Emater-RO tenham a oportunidade de participar de um treinamento como esse. “Estamos buscando recursos para capacitar todos os empregados da Emater-RO, desde os auxiliares, que trabalham na copa, na faxina, até aqueles que estão à frente das gerências”, disse a presidente.

Após a palestra de motivação, o encontro continuou com a apresentação das atividades da Gerência de Planejamento e Informação (Gepin), Gerência Técnica e de Planejamento (Getec) e Gerência de Convênios e Contratos (Gccon) e das novas estratégias de trabalho a ser seguida pela diretoria.

Wania Ressutti
Jornalista – SRTE/DRT/RO-959
Fotos: Irene Mendes
Repórter fotográfica – SRTE/DRT/RO-368