As transações realizadas durante a Rodada de Negócios realizada em Seringueiras nos dias 26 e 27 de março, superou as expectativas dos agentes financeiros e das instituições organizadoras do evento. Primeira do município, mas a 8ª das dez edições que antecedem a 7ª Rondônia Rural Show programadas para o ano de 2018, a Rodada de Negócio surpreendeu também com o volume de público que marcou presença no local, durante os dois dias de evento.

O evento foi realizado na quadra municipal poliesportiva “Euripão”, e contou com produtores rurais dos municípios de Costa Marques, São Domingos, São Francisco do Guaporé, São Miguel do Guaporé, Alvorada do Oeste e Seringueiras. Além de expositores, instituições financeiras como: Banco do Brasil, Banco da Amazônia e Cooperativas de Créditos enviaram seus representantes para dar andamento às transações.

Somente no primeiro dia, a Rodada de Negócios de Seringueiras movimentou mais de R$ 4 milhões em crédito aprovados e liberados pelos agentes financeiros oficiais e cooperativas de crédito. Além das rodadas os participantes tiveram a oportunidade de participar de palestras técnicas com intuito de informar e capacitar o público presente.

Um dos destaques dessas palestras foi a palestra sobre a tratos culturais na cultura do urucum, ministrada pelo extensionista Alex Simões. Segundo ele, essa cultura vem sendo implantado na região com grande aceitação por parte dos produtores, tanto que entre as transações realizadas na Rodada de Negócios, muitas foram direcionadas ao custeio da lavoura e financiamento de sementes melhoradas.

Outra palestra aguardada por boa parte dos produtores presentes foi a que abordou o tema tratos culturais na cultura do café clonal, proferida pelo engenheiro agrônomo da prefeitura local, Josiel Moreti. O incentivo do governo do estado com a distribuição de mudas de café de plantas clonais contribui muito para o interesse na cultura, explica o gerente local da Emater-RO, João Francisco dos Santos Filho.

As crianças também tiveram atividade no evento. Em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia foram ministrados mini-cursos e palestras  sobre o tema Segurança no Trânsito. Palestra essa, direcionada não somente ás crianças, mas ao público adulto presente.

No segundo dia de Rodada de Negócios os produtores rurais participaram de um debate com agentes financeiros, empresários, produtores, expositores e extensionistas da Emater-RO, com o objetivo de nivelar as informações sobre crédito rural. “Foi possível uma apreciação dos participantes quanto as modalidades de créditos, taxas, valores e prazos para pagamentos”, disse o gerente regional da Emater-RO, no Território do Vale do Guaporé, Luciano Brandão.

NEGÓCIOS
Os números e valores das propostas efetivadas na 1ª Rodada de Negócios de Seringueiras mostram definitivamente que a região do Vale do Guaporé é uma fronteira agrícola em franca expansão. Com isso o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e da Emater-RO, vem investindo em ações de assistência técnica e extensão rural, criando oportunidade para que o produtor rural diversifique suas unidade rurais, contribuindo para uma economia cada vez mais sólida.

A 1ª Rodada de Negócios de Seringueira encerrou as atividades deixando satisfeitos todos os participantes. Foram realizadas 270 propostas, em sua maioria, a pequenos e médios produtores da região, destacando as potencialidade locais com destaque para o inhame, urucum, pimenta-do-reino, bovinocultura de leite, cafeicultura, entre outras, resultando no valor de R$ 7.223.490,21 assim distribuídos: R$ 9.556,50 comercializados na agroindústria e artesanato; R$ 2.250.434,00 em implementos agrícolas, veículos utilitários e tratores; R$ 4.681.481,74 na aquisição de insumos agrícolas e R$ 282.017,97 de vendas efetivadas à vista.

« 1 de 2 »
http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2018/04/DSC_0365-CAPA.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2018/04/DSC_0365-CAPA-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesGaleria de FotosAs transações realizadas durante a Rodada de Negócios realizada em Seringueiras nos dias 26 e 27 de março, superou as expectativas dos agentes financeiros e das instituições organizadoras do evento. Primeira do município, mas a 8ª das dez edições que antecedem a 7ª Rondônia Rural Show programadas para o...