Assistido pela Emater-RO, o avicultor participa de vários programas de governo.
Assistido pela Emater-RO, o avicultor participa de vários programas de governo.

Assistido pela Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia, (Emater-RO), o avicultor Cláudio Alves Rodrigues, de Urupá, entregou cerca de oito mil dúzias de ovos para serem oferecidas aos alunos da rede estadual de ensino de Rondônia. A ação faz parte da chamada pública para entrega de kits emergenciais de alimentos para a merenda estudantil adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Os kits serão distribuídos em escolas de quatro municípios da região.

Como uma das formas de garantir a segurança alimentar e nutricional dos estudantes da educação básica das escolas públicas, é determinado por lei a aplicação de, no mínimo, 30% dos recursos do PNAE na compra de alimentos produzidos pela agricultura familiar. Em 7 de abril de 2020, através da Lei nº 13.987, o governo federal autorizou, “em caráter excepcional, que durante o período de suspensão das aulas em razão de situação de emergência ou calamidade pública, fossem distribuídos aos pais ou responsáveis dos estudantes dessas escolas, gêneros alimentícios adquiridos com recursos do programa”.

Morador da Linha C-04, chácara Chapadão, Cláudio Alves tem na avicultura sua principal atividade, conta atualmente com galinhas poedeiras que produzem cerca de dez mil ovos semanais e, para fazer parte dos beneficiados, ele concorreu à chamada pública do FNDE/PNAE, tendo sido selecionado para comercializar seus produtos através do programa. Seus produtos serão distribuídos nas escolas dos municípios de Ouro Preto do Oeste, Mirante da Serra, Nova União e Urupá.

ASSISTÊNCIA TÉCNICA
O avicultor Cláudio Alves Rodrigues já tem participado de outros programas do Governo e ainda comercializa seus produtos no comércio local. Segundo as extensionistas Alice Ribeiro de Souza e Babiane Dominga Cordeiro, que visitaram a propriedade, o agricultor comercializa seus produtos através do “Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Conab, Exército Brasileiro em Porto Velho, através da cooperativa de Urupá (Cooperupa) em parceria com a Emater, em padarias e mercados regionais”, explicaram.

As extensionistas, que são responsáveis pelas demandas de entregas nos programas de apoio lançados pelo governo estadual, avaliaram a capacidade de entrega do avicultor, declarando a aptidão. Com isso, Cláudio Alves tornou-se apto para comercializar seus produtos nos quatro municípios selecionados e contribuir para que, nesse período de recolhimento e isolamento social, os alunos e suas famílias possam ter uma alimentação adequada, direito este previsto na Constituição Federal.

PAA
A parceria entre o exército brasileiro e Emater-RO tem contribuído para que agricultores familiares do município de Urupá comercializem seus produtos através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). As compras são feitas por intermédio da Cooperativa de Urupá (Cooperupa), União das Cooperativas da Agricultura Familiar (Unicafes)e Sindicato dos trabalhadores Rurais de Urupá. “Os produtos são recebidos no barracão do sindicato e enviados para Ouro Preto do Oeste, onde são armazenados em um caminhão que segue até a capital do Estado”, explica a extensionista Alice Ribeiro de Souza. A cooperativa conta com 30 sócios que se dizem satisfeitos por terem a oportunidade de comercializar seus produtos nesse momento e com a baixa das vendas que faziam nas feiras livres. “Essa entrega veio em um momento oportuno.”.

Em Urupá serão entregues: hortaliças, verduras, ovos e polpas de frutas. A Emater-RO ficou responsável em fazer o levantamento dos produtos dos agricultores que querem fazer parte da demanda, além de prestar assistência técnica, orientação na produção e apoio no tramite do processo para fechamento dos contratos entre a cooperativa e o exército brasileiro. Os mais de 100 mil reais contratados serão inseridos no comércio local, contribuindo com o aumento da renda familiar e redução do êxodo rural.

Texto: Wania Ressutti
Jornalista – MTE-1744/RO
Fotos: Esloc de Urupá
EMATER-RO
http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2020/08/Avicultura-de-Urupa_001-21ag02020-EMATER-RO.pnghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2020/08/Avicultura-de-Urupa_001-21ag02020-EMATER-RO-150x150.pngWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciasaves,chamada pública,kit merenda,ovos,PNAEAssistido pela Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia, (Emater-RO), o avicultor Cláudio Alves Rodrigues, de Urupá, entregou cerca de oito mil dúzias de ovos para serem oferecidas aos alunos da rede estadual de ensino de Rondônia. A ação faz parte da chamada pública...