Produção de leite salta de 64 para 402 litros diários com gestão eficiente e assistência técnica da Emater-RO

O piqueteamento é uma das práticas orientadas pela Emater-RO e adotadas pelo casal

O Governo de Rondônia, por meio da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) e do Programa de Consultoria Técnica e Gerencial para Produtor Rural da Pecuária Leiteira (Consultec-Leite), tem promovido uma verdadeira transformação na bovinocultura de leite em todo o estado. Entre os destaques dessa revolução no campo está o casal Rogério Kiester de Andrade e Nicoli Lopes de Castro, proprietários do Sítio Monte Sião, no município de Cacoal, que se tornou exemplo de produtividade, gestão e sustentabilidade.

A família é acompanhada pela Emater-RO desde 2020 e, em 2022, foi selecionada para participar do programa Consulte-Leite – uma iniciativa que leva assistência técnica personalizada, consultoria de gestão e apoio direto em manejo e alimentação animal às propriedades rurais. Com apenas 10 hectares de área, o Sítio Monte Sião se transformou em referência de eficiência produtiva.

O casal Rogério e Nicoli já trabalham para alcançar a marca de 600 litros de leite/dia

Antes da adesão ao programa, a família produzia cerca de 64 litros de leite por dia, em uma área de 10 hectares. Após a adoção de práticas orientadas pela equipe técnica da Emater-RO, como o manejo de pastagens em sistema de piqueteamento, a implementação de boas práticas de tratos culturais e a oferta de alimentação balanceada ao rebanho – a produção saltou, na mesma área, para 402 litros diários, um aumento superior a 500%.

RENDA ESTÁVEL E LUCRO GARANTIDO
Atualmente, todas as 21 vacas da propriedade estão em lactação, e o leite entregue ao laticínio garante renda estável, pagamento das despesas e lucro ao produtor. Para o casal, o resultado é motivo de orgulho e motivação para continuar crescendo. “Hoje, o leite paga as contas e ainda sobra dinheiro no bolso do produtor”, afirmam Rogério e Nicoli.

Além do sucesso econômico, o casal, que tem dois filhos: Pietra e Theodoro – representa o novo perfil de produtores rurais de Rondônia, famílias que acreditam no poder do conhecimento, da tecnologia e da gestão eficiente como pilares para o desenvolvimento sustentável no campo. O próximo objetivo da família para o Sítio Monte Sião é alcançar a marca de 600 litros de leite por dia, consolidando-se como exemplo de sucesso na agricultura familiar rondoniense.

Técnicas de manejo e boas práticas de tratos culturais são orientadas pela Emater-RO

Para o governador Marcos Rocha, programas como o Consultec-Leite é a prova de que, políticas públicas que levam o conhecimento transforma o campo e garante prosperidade para as famílias rurais. “Em Rondônia, o leite é sinônimo de dignidade, renda e futuro e histórias como a do casal Rogério e Nicoli, de Cacoal, mostram que quando o governo investe em assistência técnica e inovação, os resultados aparecem.”.

Com iniciativas como essa, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e da Emater-RO, reafirma seu compromisso com o fortalecimento da agricultura familiar, a valorização do produtor rural e a sustentabilidade da cadeia leiteira, pilares fundamentais para o desenvolvimento econômico e social do estado.

Texto: Wania Ressutti
Jornalista – MTE-1744/RO
Fotos: Irene Mendes
Repórter fotográfica – MTE-368/RO
EMATER-RO

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2025/10/20251031-10out2025-28-sitio-monte-siao_cacoal_irene-mendes-1-1024x692.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2025/10/20251031-10out2025-28-sitio-monte-siao_cacoal_irene-mendes-1-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciasagricultura famiiar,assistência técnica,Emater-RO,extensão ruralProdução de leite salta de 64 para 402 litros diários com gestão eficiente e assistência técnica da Emater-RO O piqueteamento é uma das práticas orientadas pela Emater-RO e adotadas pelo casal O Governo de Rondônia, por meio da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) e do Programa de...