Ater Indígena já está em andamento em três municípios de Rondônia

O governo do estado de Rondônia por meio da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) está promovendo um importante projeto de assistência técnica e extensão rural voltado para as comunidades indígenas da região. O projeto, intitulado Ater Indígena, tem como objetivo atender às demandas específicas e construir um trabalho efetivo de apoio aos povos indígenas.

Ater Indígena já está em andamento em três municípios chaves, com técnicos dedicados exclusivamente ao desenvolvimento das atividades nas aldeias. Em Alta Floresta do Oeste, na região da Terra Indígena Rio Branco, já foram registrados casos de sucesso, com destaque para a cafeicultura com a etnia Aruá.

Neste ano, o produtor rural Tawã Ambukalim Oliveira Aruá, que é assistido pela Emater-RO em parceria com a prefeitura municipal, alcançou 91,00 pontos na classificação geral, se consagrando campeão do Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (Concafé). Em Nova Colina, distrito de Ji-Paraná, as etnias Gavião e Arara estão se beneficiando de ações que abrangem diversas cadeias produtivas, como cacau, café, milho e extrativismo.

O projeto Ater Indígena faz parte da execução da assistência técnica pública gratuita do Estado

Em Cacoal, na etnia Paiter-Suruí, à cafeicultura tem recebido um grande apoio da Emater-RO, desde o início da sua implantação.“Os povos indígenas vêm se destacando na produção sustentável, e determinei a intensificação da assistência técnica oficial através da Emater garantindo a eles acesso às políticas públicas de governo”, diz o diretor presidente da Emater-RO, Luciano Brandão.

O projeto Ater Indígena faz parte da execução da assistência técnica pública gratuita que retomou suas atividades em março deste ano com oficinas técnicas para identificar potenciais e demandas específicas de cada comunidade. Essa abordagem personalizada reconhece as características únicas de cada etnia e município atendido.

Essa iniciativa representa um compromisso do governo do estado e da Emater-RO em proporcionar assistência técnica especializada. “Ao promover políticas públicas eficazes, estamos contribuindo para impulsionar o desenvolvimento sustentável das comunidades indígenas”, enfatiza o governador Marcos Rocha, salientando que o trabalho próximo e dedicado dos técnicos da Emater-RO reflete o reconhecimento da importância e do potencial das populações indígenas, que têm se destacado no cenário nacional.

Wania Ressutti
Fotos: Robson Paiva
Repórter fotográfico – MTE-1337/RO

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2024/04/20240419-05maio2023-indios-suruis-cacoal_robson-paiva_003-1024x640.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2024/04/20240419-05maio2023-indios-suruis-cacoal_robson-paiva_003-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciasagricultura familiar,assistência técnica,ater indigena,dia dos posvos indígenasAter Indígena já está em andamento em três municípios de Rondônia O governo do estado de Rondônia por meio da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) está promovendo um importante projeto de assistência técnica e extensão rural voltado para as comunidades indígenas da região. O projeto, intitulado...